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Com 1 milhão de segurados na fila, INSS reduz espera por benefício

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Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou em setembro a menor quantidade de processos dos últimos meses e a expectativa é de diminuição gradativa, até o fim do ano, das filas, da perícia médica e concessão de benefícios como auxílio-doença e pedidos de aposentadoria.

Com mudanças pontuais que incluem a qualificação de servidores e informatização de parte dos processos, que agora tramitam na esfera virtual, o instituto já alcança resultados que impactam na diminuição da espera do segurado. As medidas foram elencadas pelo secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, André Rodrigues Veras, em entrevista ao SBT News.

“A gente hoje consegue despachar, ou seja, analisar mais benefícios do que aqueles que entram. Mensalmente, o INSS tem recebido 500, 600, 700 mil processos por mês, a depender do mês e tem despachado, tem analisado mais de 800 mil processos. Então, ele tem dado vasão a esses pedidos em número maior do que aqueles que entram. E é por isso que a gente tem hoje o menor tempo de espera ou a menor fila ou menor quantidade de processos dos últimos meses”, afirma o secretário.

O INSS mira em ações para diminuir a espera de 1 milhão de segurados que atualmente aguardam atendimento de serviços variados no instituto. No primeiro semestre de 2022, esse número chegou a 2 milhões. A fila disparou nos últimos dois anos, após a suspensão dos serviços presenciais na autarquia, em virtude da pandemia da Covid-19 em 2020; e na sequência as greves administrativas e dos peritos.

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O secretário de Previdência admite que não pretende zerar a fila, o que considera impossível diante da demanda represada e do envelhecimento da população que demanda por serviços.

Servidor de carreira do INSS desde 2006, André Rodrigues Veras destacou que atualmente 20% dos benefícios concedidos pelo Instituto já são processados de forma automática, com base no registro, no pedido e nas informações existentes nos cadastros da autarquia. A informatização é aliada à mudanças estruturais, que incluem política de capacitação e concurso para novos servidores.

“Investimento em pessoal por meio da qualificação desses servidores; melhor distribuição desses servidores na atividade finalística do INSS, infraestrutura tecnológica e modernizando — melhorando sistemas que são utilizados pelos servidores para compra, concessão, interoperabilidade de bases de dados para facilitar, por exemplo, a concessão automática de alguns benefícios, quando possível. Então, esse conjunto de medidas que nos permitirão analisar mais processos do que hoje entram na nossa casa”, explica o secretario.

O titular da secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho enfatizou ainda a importância da contratação de novos mil técnicos do seguro social. As provas para provimento dos cargos estão marcadas para o próximo dia 27 de novembro e a expectativa do governo é que os novos servidores já comecem a atuar em fevereiro ou março do ano que vem.

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“A gente acabou de autorizar um concurso para provimento de 1.000 vagas em todo o território nacional, o que pode parecer pouco, mas que, somado a outros esforços, certamente contribuirão para que a gente tenha uma redução desse tempo de espera das pessoas para um benefício”, disse André Rodrigues Veras.

Fonte: SBT News

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