A tensão pré-menstrual (TPM) afeta muitas mulheres todos os meses, mas os sintomas podem variar em intensidade e tipo. Alguns dos sintomas mais comuns incluem ansiedade, compulsão alimentar, depressão, inchaço e cólicas. No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para reduzir esses sintomas.
De acordo com a nutricionista Ana Luísa Sousa, praticar exercícios físicos é uma das melhores formas de aliviar os sintomas da TPM, pois o corpo produz endorfina, que é uma substância que proporciona bem-estar. Além disso, evitar alimentos estimulantes, como café e refrigerantes, é uma boa ideia, pois eles podem acentuar a insônia e a irritabilidade.
Embora muitas mulheres recorram a anticoncepcionais orais para aliviar os sintomas da TPM, é importante lembrar que esse medicamento pode causar outros problemas, como dores de cabeça, náuseas e redução do desejo sexual. Por isso, é importante avaliar os prós e contras antes de tomar qualquer decisão.
Outra dica importante é aumentar o consumo de água durante o período pré-menstrual. “A água ajuda a manter o corpo hidratado e pode ajudar a reduzir os sintomas como inchaço e dor de cabeça”, afirma a nutricionista.
Ana Luisa Sousa destaca que durante o período pré-menstrual é comum sentir mais fome e buscar por alimentos mais gordurosos. Para facilitar a alimentação nessa época, ela sugere deixar frutas já cortadas, ter alimentos como iogurte, geleias sem açúcar e creme de ricota disponíveis na geladeira, o que traz mais praticidade e sabor para as refeições “simples”.
“É importante ficar atento ao consumo excessivo de chocolate, que pode ser um dos alimentos favoritos nesse período. Mas, fica o alerta que se uma pessoa tem chocolate disponível facilmente em casa, na bolsa ou no trabalho, a chance de exagerar no consumo é maior. É importante lembrar que o chocolate com mais de 70% de cacau pode ser uma boa opção, mas deve ser consumido com moderação”, alerta a nutricionista Ana Luísa Sousa.