Os habitantes do município de Caicó serão beneficiados com a implantação de um Aterro Sanitário. A obra conta com investimento no valor de 5 milhões de reais. O anúncio foi realizado nessa sexta-feira (20), por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH).
O Aterro ocupará uma área de 37 hectares, terá capacidade de acumulação de 2.600.000 toneladas de resíduos e será localizado na RN 228, entre os municípios de Caicó e São José do Seridó. Segundo especialistas, o empreendimento terá uma vida útil de 20 anos.
Para o engenheiro sanitarista Sergio Pinheiro, assessor especial da SEMARH, a assinatura desse acordo coroa uma ação que vem se desenvolvendo há vários anos e que agora se efetiva.
“Quando concluído, o Aterro de Caicó terá o potencial para atender outros 25 municípios da região do Seridó. Isso não significa somente resolver a questão de destinação do lixo, significa também o encerramento de 25 pontos, focos de contaminação, que são os lixões que geram questões ambientais graves que existem na região e o Aterro chega para resolver por completo essa questão”, explicou Pinheiro.
O Governo do RN deverá ceder à prefeitura de Caicó e ao CIM/Seridó o projeto do aterro sanitário de Caicó para a sua execução, constando de projeto técnico (aterro sanitário e estruturas acessórias) e complementares (sondagens, fundações, estrutural, elétrico, hidráulico, sanitário, drenagem e proteção contra incêndio. A equipe da SEMARH vai realizar o acompanhamento técnico das obras de implantação da Sub-Célula 1A da primeira etapa do Aterro Sanitário de Caicó.