Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

“Um ano muito difícil, mas de aprendizado”, diz César Soanata ao comentar o primeiro ano sem o filho, Lucas Santos

Reprodução/Instagram

“Um ano muito difícil, mas de aprendizado e reciclagem”, diz César Neto, ao comentar como foi viver os últimos 365 dias sem o filho Lucas Santos, encontrado morto na residência da mãe, a cantora Walkyria Santos no dia 3 de agosto de 2021. O adolescente de 16 anos tirou a própria vida após receber ataques homofóbicos na internet devido à publicação de um vídeo postado ao lado de um amigo em uma rede social.

César comentou que a saudade do filho é enorme, mas em nenhum momento teve descrença em Deus. “Todos os dias oro e peço a Deus para entender o que Ele quer de mim”, desabafou. Tanto César quanto Walkyria continuam cantando, mas transformaram a dor de perder um filho em luta para que outros jovens não enfrentem o que Lucas passou.

Haters

A morte do adolescente trouxe à tona um problema constante no mundo virtual , porém não levado tão a sério quanto deveria pela sociedade: ‘os haters’. Traduzindo de forma literal para o português, ‘os odiadores’. Pessoas que praticam o cyberbullying ou bullying virtual. Ou seja, espalham mensagens falsas por meio de mídias digitais com o objetivo de constranger alguém.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Tendo em vista conscientizar sobre o uso saudável das redes sociais e o combate ao cyberbullying, Walkyria Santos e César Soanata conseguiram com o apoio dos vereadores aprovar a Lei Lucas Santos em Natal. A lei institui a Campanha Agosto Verde que deve promover atividades de conscientização, como realização de campanhas educativas na mídia, em escolas, palestras e iluminação de prédios públicos com a cor verde. Em âmbito escolar, os projetos podem incluir os crimes cibernéticos, além de matérias congêneres que eduquem sobre como diagnosticar, denunciar e evitar práticas abusivas e ofensivas na internet.

Já no âmbito estadual, a Lei Lucas Santos foi aprovada visando a prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio. Algumas das medidas da lei estadual são: palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação para pais, alunos, professores, servidores das instituições de ensino. De acordo com a lei, essas ações devem ocorrer da educação infantil até o ensino médio.

Reprodução/Instagram

Instituto Lucas Santos

Em comemoração ao aniversário de 17 anos de Lucas Santos, no dia 20 de abril deste ano, César e Walkyria, inauguraram o Instituto Lucas Santos que tem como objetivo acolher o adolescente. Duas psicólogas fazem o atendimento dos jovens.

De acordo com César, a ideia do instituto é acolher. O adolescente pode está em depressão, sofrer com ansiedade, ter sido vítima de violência sexual, não ter um entendimento com os pais ou enfrentar o  cyberbullying. “Pais sejam mais atentos e vigilantes eternos de como seus filhos estão, o que sentem, quais são os problemas e se coloquem à diposição para conversar com eles independente do problema que estejam passando”, destacou o pai de Lucas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Atualmente, o Instituto Lucas Santos não tem sede física, mas os atendimentos já estão sendo realizados de forma virtual. Por enquanto, o instituto é mantido pelos cantores. “Já temos um local em vista, mas estamos aguardando as coisas melhorarem para organizarmos a sede física e podermos atender mais jovens”, garantiu César.

 

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Cidades

Tem início na próxima segunda-feira (8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças abaixo de 5 anos. Simultaneamente, acontecerá também a Multivacinação...

Eleições 2022

O nome de Fábio Dantas foi confirmado, nesta sexta-feira (29), como candidato ao governo do estado durante convenção do Solidariedade que homologou, também, o...

Polícia

Seis adolescentes atearam fogo em colchões e tentaram fugir do Centro Educacional de Parnamirim, o Ceduc Pitimbu, no início da tarde desta quinta-feira (14)....

Cidades

Um levantamento da Fundação Abrinq apontou que 4,6% das crianças e adolescentes, entre cinco e 17 anos, encontram-se em situação de trabalho infantil no...

Publicidade

Copyright © 2021 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO