O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Natal está com inscrições abertas para novos voluntários. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos, espírito voluntário e disponibilidade de 4h30 para prestar atendimento semanal.
Para se tornar voluntário do CVV, a pessoa interessada deve passar pelo Programa de Seleção de Voluntário (PSV), que é um curso com duração de 10 aulas, que ocorre presencialmente.
Neste semestre, o PSV será realizado na Escola Estadual Augusto Severo, localizado na Rua Mipibu, 440, bairro de Petrópolis, na zona Leste de Natal.
De acordo com o coordenador de comunicação do CVV Natal, Thiago Martins, o curso apresenta o manual do voluntário aos interessados, com a preparação e explicação de como funcionam os atendimentos da instituição. “O CVV está há 61 anos prestando o serviço de apoio emocional no Brasil. Para ser voluntário, há também uma preparação para saber ouvir as pessoas”, diz.
Neste primeiro semestre de 2023, o CVV Natal vai disponibilizar o PSV aos sábados à tarde, às 14h – iniciando no dia 1º de abril; e às terças e quintas à noite, às 18h30min – iniciando no dia 4 de abril.
Thiago lembra ainda que o voluntário do CVV desenvolve o papel de ouvir e conversar, de modo anônimo, sigiloso e sem julgamentos ou críticas. O atendimento funciona 24 horas.
Sobre o CVV
O CVV recebe, em média, cerca de 3 milhões de ligações em todo Brasil por ano, que são atendidas por 4,2 mil voluntários, espalhados em 120 postos. Em Natal, o CVV conta com 40 voluntários. Em 2022, o posto Natal completou 40 anos de atuação na Valorização à Vida.
Caso você esteja precisando de apoio emocional, o telefone do CVV é 188.
O cadastro pode feito através do e-mail natal@cvv.org.br .