Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Quase metade dos bares e restaurantes tem dívidas atrasadas, principalmente com impostos

Foto: Tomaz Silva/ABr

De acordo com pesquisa realizada com 2.615 empresários do setor entre os dias 24 e 31 de junho pela Abrasel, quase metade das empresas (42%) estão com dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos.

Entre as empresas que têm débitos em atraso, 80% devem impostos federais, como Imposto de Renda, PIS/Cofins ou parcelas do Simples. Além disso, 53% possuem dívidas relacionadas a impostos estaduais, 35% encargos trabalhistas, 26% taxas municipais, 26% serviços de água/luz/gás/telefonia, 22% têm débitos com fornecedores de insumos e 19% estão com o aluguel atrasado.

A pesquisa também revelou que 21% das empresas trabalharam com prejuízo em maio, mantendo o mesmo índice do mês anterior. No entanto, houve um aumento no número de empresas que obtiveram lucro (de 37% em abril para 43% em maio) e uma diminuição das empresas em equilíbrio financeiro (de 41% para 35%).

Em relação a esses resultados, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, ressalta: “Tivemos um aumento do número de empresas com pagamentos em atraso, principalmente impostos federais e estaduais. Hoje cerca de 10% do faturamento, em média, está comprometido com dívidas. Isto no momento em que discutimos no Congresso a reforma tributária”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Pelo texto original da reforma, com a alíquota cheia, as empresas que estão operando no setor na modalidade de lucro real pagariam até 100% a mais de impostos, e aquelas que estão em lucro presumido, 40% a mais. No entanto, nosso setor deve ter uma alíquota especial, a ser definida no ano que vem, graças a um acordo costurado no Congresso. É uma grande vitória para o os bares e restaurantes”, continua.

“Gostaríamos de destacar o trabalho do deputado Domingos Sávio (PL-MG), que lidera a Frente de Comércio e Serviços, do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que coordenou o grupo da reforma, com o apoio do ministro Fernando Haddad, para encontrar esta solução”, finaliza Solmucci.

Notícias relacionadas

Cidades

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio 2.748 da Mega-Sena na noite deste sábado (13), que tem prêmio acumulado de R$ 15 milhões para...

Cidades

O Sebrae anunciou a abertura das inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 (PSMN), que tem como objetivo reconhecer e celebrar o...

Economia

O primeiro semestre de 2024 encerrou com resultado positivo na “balança comercial” do Rio Grande do Norte, ou seja, as exportações somaram valores que...

Economia

A conta de luz terá acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kW/h consumidos a partir desta segunda-feira (1°). Segundo a Agência Nacional de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO