Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Inmet emite “alerta vermelho” para ciclone extratropical no país

Foto: Divulgação/ Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu “alerta vermelho” – equivalente a grande perigo – para o ciclone extratropical que passa sobre o Sul do país. A previsão é de que fortes temporais atinjam a região até a amanhã desta quinta-feira (13).

Diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já contabilizam os estragos provocados pelas chuva e ventania dos últimos dias.

Em Vera Cruz, a 160 quilômetros de Porto Alegre, o temporal de granizo levou pânico aos moradores e danificou mais de 3 mil casas. Foram cerca de 15 minutos de precipitação de pedras de gelo, de até 10 centímetros, que cobriram ruas e perfuraram telhados.

O barulho assustou a população da cidade. “Tiro, assim, pá pá. Pensei: mas o que é isso? Pedra desse tamanho assim. Aí quando voltamos para dentro de casa, então, já estava chovendo para tudo que é lado, para dentro, e molhando as coisas”, lembra o aposentado Hari Pastor Blank.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante toda a quarta-feia (12), a Prefeitura de Vera Cruz distribuiu mais de 100 mil metros de lona. Como a procura foi muito grande, os estoques de todas as lojas da cidade acabaram. Pelo menos cinco cidades vizinhas enviaram doações de material para ajudar a população.

Sobradinho, da região central do Rio Grande do Sul, decretou situação de emergência depois que o granizo atingiu mais de 2 mil moradias.

Na casa do diarista Cristiano, a cozinha, único local seco da casa, acabou virando o quarto da filha. “Dormir a gente não dorme, né? Tem que ficar esperto, porque tem bastante criança. Eles se assustam. Acordaram assustados hoje de manhã ainda, com o barulho das pedras em cima da casa”, ele conta.

Em Palmeiras das Missões, ventos de mais de 90 quilômetros por hora tombaram um caminhão. A formação do ciclone levou temporais a várias regiões do Sul do país.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No Aeroporto Internacional de Florianópolis, um avirão derrapou por conta da pista molhada. O pneu da aeronave formou um buraco no asfalto. Ninguém ficou ferido. O aeroporto ficou fechado durante todo o dia e não há previsão para reabertura.

As aulas foram suspensas em todo o estado, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares. Na região metropolitana de Porto Alegre, prefeituras estão a postos para socorrer moradores.

À medida que o ciclone avança para o oceano, vai ganhando força. A meteorologia alerta para ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora.

*Com informações do SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, denunciou na noite da quinta-feira (9) uma tentativa de golpe envolvendo o uso do seu nome. Em vídeo...

Polícia

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia (DP) de Tibau do Sul, com apoio da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), deflagraram, nesta...

Natal

A chegada dos patinetes elétricos a Natal trouxe mais uma alternativa de mobilidade sustentável para deslocamentos curtos. Para garantir a segurança de usuários e...

Polícia

Equipes da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar prenderam dois foragidos da Justiça, nesta segunda-feira (22), quando realizavam patrulhamento no bairro de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO