Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Nova Carteira de Identidade Nacional vai começar a ser emitida. Saiba situação no RN

Foto: Google Imagens

O primeiro estado a emitir a carteira será o Rio Grande do Sul, em seguida, Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), no Rio Grande do Norte, outubro é a previsão para começar a emissão, mas sem data exata.

Entenda:

A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

De acordo com o ITEP/RN, o processo para a emissão será o mesmo que já existe hoje. Apenas o documento que irá mudar. Para retirar a nova ID, basta seguir os seguintes passos, confira:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

NOVO RG: saiba como fazer para emitir carteira de identidade no RN

Diferencial:

Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. Até o momento, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o passaporte continua sendo obrigatório.

De acordo com o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Atualização de dados

A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.

A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia, bem como os e-mails da Receita, para onde os documentos devem ser enviados. Para acessá-lo, clique aqui.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A “Operação Átria” foi inaugurada nesta sexta-feira (01) no Rio Grande do Norte, com uma iniciativa liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública...

Judiciário

A Meta, que mantém as redes sociais Facebook, Instagram e a plataforma WhatsApp, não pode mais usar o nome ‘Meta’ no Brasil. A decisão partiu...

Polícia

Uma criança de 2 anos foi atacada por um pitbull no município de Jardim de Piranhas, no Seridó Potiguar, na quinta-feira (29). Segundo testemunhas,...

Cidades

No Rio Grande do Norte choveu a média de 135,8 milímetros (mm) no mês de fevereiro de 2024. De acordo com Sistema de Monitoramento...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO