Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Governo

Lula inclui Abdias do Nascimento no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que inclui o nome do ex-senador Abdias do Nascimento no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (9).

A lei é originada de uma proposição apresentada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), relatada no Senado por Paulo Paim (PT-RS) e aprovada em 1º de dezembro pela Casa.

Abdias do Nascimento foi um ativista do movimento negro em prol da luta contra o racismo e pela proteção de direitos e garantias da população negra. Ele nasceu em Franca, no interior de São Paulo, em 1914, e morreu aos 97 anos, em 2011. Foi ainda poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico e professor universitário.

Após ser alvo de racismo em um emprego na área administrativa de uma fazenda em Franca, mudou-se para a capital paulista, onde se alistou no Exército e entrou para a faculdade de economia da Escola de Comércio Álvares Penteado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em 1982, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, sob a bandeira da luta contra o racismo. Na década de 1990, se tornou suplente do senador Darcy Ribeiro e chegou a assumir a cadeira de senador em dois momentos.

Em 2004, recebeu o Prêmio Toussaint Louverture “pelos extraordinários serviços prestados à luta contra a discriminação racial”, na sede da Unesco, em Paris.

Herói da pátria

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria contempla personalidades brasileiras que foram importantes para o Brasil na defesa da democracia e da liberdade e dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. Ele fica no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O espaço é aberto à visitação do público em geral.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Outros nomes

Na segunda-feira (8), foram publicadas no Diário Oficial da União as sanções das leis que incluem o nome de Dorina de Gouvêa Nowill, Luiz Gonzaga e os Lanceiros Negros no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Notícias relacionadas

Educação

No Dia Nacional do Livro Didático, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer celebra os números do ciclo...

Mundo

O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Alzeben, defendeu nesta segunda-feira (19) o posicionamento do presidente Lula, que comparou os ataques israelenses na Faixa...

Brasil

Um pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) está sendo planejado por mais de 40 deputados federais. Essa ação surge após Luiz Inácio Lula da...

Mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma comparação entre os ataques israelenses na Faixa de Gaza às ações de Hitler contra judeus...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO