Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Hospital do Seridó poderá se transformar em Centro Universitário. Entenda 

Foto: Raiane Miranda

Localizado em Caicó e vinculado à rede estadual de saúde desde 2011, o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes poderá se transformar em centro universitário de formação de recursos humanos na área da saúde e, consequentemente, referência em procedimentos de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o atendimento à população do Seridó potiguar.

Leia também:
Saúde de Natal divulga novos horários de funcionamento dos serviços no município

A proposta de federalizar o hospital foi a principal pauta da reunião da governadora Fátima Bezerra com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em Arthur Chioro, em Brasília.

O Telecila já funciona, efetivamente, como Unidade de Apoio às Ações Acadêmicas, possibilitando ofertas de atividades de ensino e treinamento em serviço para alunos de formação técnica, graduação e de pós-graduação. Desenvolve também formações na modalidade de educação permanente em saúde, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O hospital está em obras de ampliação do Centro Cirúrgico e da Clínica Médica para implantação de 24 novos leitos, além de sala para instalação de um novo aparelho de Raios-x. E, graças aos investimentos realizados nos últimos anos, é referência de ortopedia no Seridó.

“Transformar o Telecila Fontes em Hospital Universitário da EBSERH é um sonho do nosso governo. O presidente Chioro foi sensível ao pleito, ele conhece o Telecila e sabe o potencial que a unidade tem. Já solicitamos audiência com o ministro para tratar sobre o assunto e buscarmos autorização para o estudo de viabilidade. É uma notícia que traz muita felicidade e esperança”, disse a governadora Fátima Bezerra.

A federalização do Telecila conta com apoio da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O reitor José Daniel Diniz, que estava em Brasília para participar da reunião em que o presidente Lula anunciou a liberação de R$ 5,5 bilhões para expansão das universidades, dos institutos federais e dos hospitais universitários, acompanhou a governadora na audiência com o presidente da EBSERH, na terça-feira (11). Caicó é sede da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, que reúne os campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

O Telecila é a principal porta de urgência e emergência da região, sendo transformado, desde 2021, em um dos polos da rede de ortopedia da Sesap no interior potiguar, tendo realizado 860 cirurgias de urgência desse tipo em 2023. No hospital são atendidas, em média, 8 mil pessoas por mês e realizadas 350 internações de pacientes, a grande maioria oriunda de 25 municípios do Seridó.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Se aprovada a proposta de transferência de gestão do Telecila, o RN passará a ter quatro hospitais-escola da rede federal. Os outros três são o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Maternidade Januário Cicco, em Natal, e o Ana Bezerra, em Santa Cruz. Para a secretária de Estado da Saúde, Lyane Ramalho, ter mais um hospital universitário será grande conquista para o Rio Grande do Norte, “principalmente do ponto de vista da formação de nossos profissionais.”

Notícias relacionadas

Cidades

As Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas em participar do chamamento público para realizar a implantação, gestão e operacionalização do Hospital Veterinário Público de...

Brasil

As internações de bebês menores de um ano por pneumonia, bronquite e bronquiolite em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) registraram recorde em 2023. Dados do Observatório de...

Saúde

Nesta semana, o Ministério da Saúde emitiu um alerta direcionado a estados e municípios para reforçar a vigilância em relação ao vírus da febre...

Saúde

Em visita às obras do Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas), no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), em Minas Gerais, a ministra da Ciência,...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO