O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o Brasil pela queda do avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). Todas as 61 pessoas a bordo da aeronave morreram.
Em memória das 61 vítimas do trágico acidente em Vinhedo, decretamos luto oficial de 3 dias no país. pic.twitter.com/6XZmBLFgo3
— Lula (@LulaOficial) August 9, 2024
O decreto 12.135 foi anunciado em uma publicação no perfil do presidente no X (antigo Twitter), por volta das 20h desta sexta.
Mais cedo, Lula pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas enquanto cumpria agenda em Itajaí, no litoral catarinense. Na cerimônia de lançamento da Fragata Tamandaré, da Marinha, o presidente falou sobre a tragédia logo após ser informado:
“Primeiro, tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo”, disse o presidente.
A aeronave ATR 72 da Voepass, antiga Passaredo, que saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos (SP), caiu com 61 pessoas, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes. A causa do acidente é investigada.