A criação do Programa de Saúde Mental e Prevenção de Depressão e Suicídio para pais e cuidadores de pessoas com deficiência foi aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na quarta-feira (28). A matéria, de autoria do deputado Neilton Diógenes (PP), foi aprovada por unanimidade e agora segue para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).
Leia também:
Natal recebe luminárias de led nas quatro regiões da cidade
Segundo o projeto, o Governo fica autorizado a criar aplicativo de celular gratuito para o oferecimento do atendimento psicológico por videoconferência, na modalidade online. Além disso, também deverão ser formatadas estratégias de enfrentamento de alterações sociais e de aceitação para estas pessoas, assim como o acolhimento de pais e educadores após diagnóstico da pessoa com deficiência, para orientações e informações específicas.
“Os cuidadores frequentemente enfrentam o estigma social, a exaustão física e emocional, o que os coloca em risco de desenvolver problemas de saúde mental. Cuidadores emocionalmente saudáveis estão mais aptos a oferecer um ambiente estável e de apoio às pessoas com deficiência”, disse Neilton em sua justificativa para a matéria.