O candidato à reeleição em São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), encerrou a rodada de entrevistas do Jornal do Dia com os candidatos à prefeitura nesta quarta-feira (25). A ordem dos entrevistados foi definida em sorteio com os assessores.
No telejornal, o atual prefeito do município respondeu a perguntas sobre os seguintes temas:
Saúde
Eraldo, que assumiu o cargo há dois anos, após a morte do antigo gestor, Paulo Emídio, lembrou algumas ações que executou para as melhorias dos serviços de saúde em São Gonçalo do Amarante, dentre eles, a ampliação do horário de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento do conjunto Amarante, que funciona atualmente até às 20h.
O candidato falou ainda sobre o Centro Especializado em Reabilitação (CER), que atende as pessoas com deficiência, e sobre a construção de um hospital com 135 leitos. A unidade contará com UTI adulto, neonatal e seis salas de cirurgia, segundo ele.
Haverá ainda, de acordo com ele, a ampliação dos serviços de saúde à família.
Geração de empregos
Sobre as propostas para a geração de empregos no município, ele lembrou que já implementou um programa de qualificação de mão de obra. “Nós estamos qualificando a mão de obra para quando a empresa chegar, a mão de obra já esteja qualificada”, destacou.
Quanto a atrair novas empresas para São Gonçalo, ele falou da construção do Parque Industrial e Logístico. “Nós iremos fornecer o terreno e toda infraestrutura para a empresa e o que nós queremos em troca? O emprego para o nosso povo”, afirmou.
Pergunta do telespectador
A dona de casa, Neilde Leocádio, telespectadora do Jornal do Dia, questionou o candidato sobre como ele pretende implementar novas linhas de transporte público para atender a população.
Eraldo explicou que cogita implementar a tarifa zero no transporte público do município, além de seguir com o programa de infraestrutura para interligar os bairros e comunidades ao centro da cidade.
Mobilidade urbana
Sobre a mobilidade, ele comentou que já vem realizando um trabalho para interligar os bairros e comunidades ao centro da cidade, que existem outras vias sendo construídas.
Turismo
O candidato afirmou que já existe uma política de apoio aos artesãos de São Gonçalo do Amarante e que a construção da Ponte dos Santos Mártires, que vai conectar a BR 226, na altura do Guarapes, até Uruaçu, tem dois vieses: o turístico e o da mobilidade urbana, uma vez que a ponte poderá interligar a Zona Oeste de Natal à São Gonçalo.
UPA de São Gonçalo do Amarante
No tema livre, a apresentadora Micarla de Sousa comentou que Jaime Calado (PSD) rebateu, também na sabatina com candidatos no Jornal do Dia, a informação de que não teria aceitado construir uma Unidade de Pronto Atendimento na cidade. Eraldo afirma que existe um programa gravado onde Jaime recusa uma UPA na cidade.
Projetos e investimentos para fomentar a cultura em São Gonçalo
O candidato à reeleição enfatizou que incentiva a cultura na cidade não apenas trazendo apresentações nacionais como também através da valorização dos artistas locais.
Ampliação da rede pública de ensino
Eraldo lembrou que a prefeitura iniciou a distribuição de fardamento escolar para os alunos do município e que planeja ampliar o número de escolas de tempo integral, além de construir novas creches e escolas.
Investimentos em obras
Para ele, a obra mais importante a ser concluída no município é o saneamento básico. “Até o final do ano, nós vamos mais do que dobrar o número de domicílios saneados”, garantiu.
Assista