Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Governo Federal pretende aumentar percentual de etanol na gasolina para 30%

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O Governo Federal prepara para 2025 o aumento do percentual de etanol anidro na gasolina para 30%. A medida foi informada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo o ministro, o aumento visa a redução dos preços do combustível para os consumidores.

Leia também:
ICMS sobe para 20% no RN a partir de 20 de março. Empresas devem se adequar

“O etanol é bem mais barato que a gasolina, então à medida que você aumenta, não tenha nenhuma dúvida nem na questão da sustentabilidade, nem na questão econômica porque ele diminui o preço [da gasolina]”, disse Silveira.

Atualmente, o etanol anidro responde por 27% da gasolina vendida nos postos de combustíveis. Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que a mistura está em conformidade com a Lei 14.993/2024, conhecida como Lei do Combustível do Futuro, que determina que a adição de etanol no combustível pode ser no máximo 30%.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ainda conforme o ministro, a nova mistura não será um problema para os veículos flex, que já rodam com 100% de etanol hidratado.

Leia a íntegra da nota do MME

“O Ministério de Minas e Energia (MME) esclarece que a elevação do percentual de etanol na gasolina para 30% (E30) está sendo avaliada no âmbito do Combustível do Futuro (Lei 14.993/24), que permite o aumento do percentual para até 35%, desde que comprovada a viabilidade técnica. Por conta disso, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) realiza, desde dezembro de 2024, os testes necessários para comprovar a segurança e viabilidade técnica da nova mistura.

Os estudos realizados pelo IMT contaram com ampla participação de representantes do setor automotivo, garantindo que sejam refletidas as reais necessidades da frota circulante brasileira, e os resultados serão divulgados na próxima segunda-feira (17/3). Os resultados dos estudos realizados pelo IMT, entregues ao MME, já apontaram para a viabilidade técnica do E30. O próximo passo é a elaboração da Análise de Impacto Regulatório (AIR), que será conduzida pelo MME. Após essa etapa, o tema poderá ser deliberado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que avaliará os impactos e a conveniência da adoção da nova mistura.”

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Brasil

O mutirão de perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorre neste sábado e domingo (6 e 7) em 92 unidades da Previdência...

Política

A avaliação governo Lula apresentou nova oscilação em dezembro, segundo a pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (6). O levantamento indica que 32% dos brasileiros...

Rio Grande do Norte

O Governo Federal inicia, nesta segunda-feira (8), a distribuição de 30.815 cestas básicas para famílias afetadas pela seca no Rio Grande do Norte. A...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO