A Caravana Natal Solidária iniciou sua primeira etapa na sexta-feira (30), com a entrega de mais de 7 toneladas de alimentos na Zona Norte de Natal. A ação, promovida pela Prefeitura do Natal, beneficiou 15 instituições sociais que atendem diretamente pessoas em situação de vulnerabilidade.
Leia também:
Caravana Mais Natal vai movimentar Mãe Luiza com ação social na segunda-feira (2)
Organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com o Banco de Alimentos, a iniciativa reforça o compromisso com a segurança alimentar e com o fortalecimento da rede de assistência social na capital potiguar.
Segundo a secretária da Semtas, Nina Souza, a ação representa mais do que a distribuição de alimentos. “Ampliamos o acesso a um direito básico com o envolvimento da sociedade civil e de parceiros privados. A Caravana Natal Solidária é um exemplo de cidadania ativa”, destacou.
Os alimentos foram arrecadados por meio de campanhas sociais realizadas em eventos culturais e esportivos, por meio da meia-entrada solidária. Conforme explicou a Prefeitura, as instituições beneficiadas foram previamente mapeadas com base em critérios técnicos do Departamento de Segurança Alimentar.
Cada organização recebeu, em média, meia tonelada de alimentos. As entidades atendem diferentes públicos, incluindo crianças, idosos e famílias em risco social. Além disso, a escolha da Zona Norte se baseou em fatores como densidade populacional e altos índices de insegurança alimentar.
A diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Marlene Ramalho, reforçou a importância da ação: “Levar alimento é levar dignidade. É reconhecer o trabalho sério das instituições sociais que transformam realidades diariamente.”
