Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Governo federal adia para 2026 nova regra sobre trabalho aos domingos e feriados

Foto: Marcelo Casal Jr/ABr

O governo federal adiou para 1º de março de 2026 a entrada em vigor da Portaria nº 3.665, que estabelece novas regras sobre o trabalho aos domingos e feriados. Inicialmente, a medida passaria a valer em 1º de julho deste ano. A decisão foi publicada na última quarta-feira (18) no Diário Oficial da União, com assinatura do ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Leia também:
Nova regra exige acordo coletivo para trabalho em feriados e domingos

A portaria, publicada originalmente em novembro de 2023, determina que o funcionamento de estabelecimentos nesses dias deverá ser autorizado por meio de convenção coletiva de trabalho. Com isso, a responsabilidade deixa de ser exclusiva dos empregadores e passa a envolver diretamente os sindicatos das categorias.

Segundo o ministro, a prorrogação tem como objetivo garantir tempo suficiente para a consolidação das negociações entre patrões e empregados. “Mantendo o diálogo, e após conversar com o presidente da Câmara dos Deputados e com as lideranças, decidi prorrogar a portaria, garantindo um prazo técnico para consolidar as negociações”, declarou Luiz Marinho.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com o Ministério do Trabalho, a medida visa restabelecer a legalidade em relação ao trabalho em feriados, conforme já previsto em lei. O entendimento da pasta é de que a autorização para o trabalho nesses dias depende de acordo coletivo e da legislação municipal vigente.

Ainda segundo o governo, a regra corrige uma distorção criada durante o governo anterior, que permitia o trabalho em feriados por meio de portaria, em desacordo com a legislação. A mudança reforça o papel da negociação coletiva como base das relações trabalhistas no país.

“Ao reafirmar a exigência de convenção coletiva, o governo reconhece e valoriza a negociação como pilar das relações de trabalho e instrumento legítimo para o equilíbrio entre os interesses de empregadores e trabalhadores”, afirmou o ministério em nota.

A nova data de vigência — março de 2026 — dá mais tempo para que o setor produtivo e os representantes dos trabalhadores ajustem as regras, evitando inseguranças jurídicas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A partir desta sexta-feira (11), aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios poderão aderir ao acordo de ressarcimento do INSS. A...

Brasil

A nova plataforma de compras dos Correios, chamada Mais Correios, já está no ar com mais de 500 mil produtos distribuídos em 25 categorias,...

Brasil

O preconceito por idade ainda representa um grande obstáculo para muitos profissionais no Brasil. De acordo com pesquisa da consultoria Michael Page, 41% dos...

Direitos Humanos

O governo federal oficializou, nessa sexta-feira (27), a nova distribuição das cotas raciais em concursos públicos, conforme decreto publicado em edição extra do Diário...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO