Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

TJRN declara inconstitucional lei sobre cargos de enfermagem em cidade do RN

TJRN considera inconstitucionais dispositivos da lei de São Bento do Trairí que permitiam aproveitamento de auxiliares como técnicos de enfermagem.
Foto: Pixabay

O Tribunal Pleno do TJRN julgou procedente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Procuradoria-Geral do Estado e declarou inconstitucionais os artigos 1° ao 5° da Lei Municipal n° 248/2023, do Município de São Bento do Trairí. A norma permitia o aproveitamento de servidores ocupantes do cargo de Auxiliar de Enfermagem — cargo extinto — para o cargo de Técnico de Enfermagem, sem concurso público ou requisitos legais.

Leia também:
Governo do RN anuncia reforma do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel

A decisão se baseou no Art. 26 da Constituição Estadual, que estabelece que a investidura em cargo público depende de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas e títulos.

Motivos da decisão

Segundo a Procuradoria-Geral do Estado, o sistema constitucional não autoriza a mudança indiscriminada de cargos públicos, nem a ascensão, transferência ou aproveitamento entre funções que possuam requisitos distintos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O relator do processo, desembargador Cornélio Alves, destacou a incompatibilidade material entre os cargos de Auxiliar e Técnico de Enfermagem, considerando as diferenças de atribuições e requisitos legais de cada carreira.

Ele ainda citou o Art. 30 da Lei Complementar Estadual n° 122/1994, que prevê que o aproveitamento só é válido quando houver compatibilidade entre o cargo anteriormente ocupado e o novo cargo de atribuições e vencimentos equivalentes.

O magistrado afirmou que a legislação municipal questionada não garante compatibilidade entre os cargos e, por isso, declarou a inconstitucionalidade material dos artigos 1° ao 5° da Lei n° 248/2023, estendendo a decisão aos demais dispositivos da norma.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte iniciou, nesta quarta-feira (13/8), um ciclo de aulas de...

Cidades

O Poder Judiciário potiguar condenou o Município de Natal após uma paciente idosa morrer em decorrência de falha na prestação de serviço em Unidade...

Educação

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para pagamento da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente, também chamada de PND. Agora, os...

Cidades

A Justiça do Rio Grande do Norte por meio da Vara Única da Comarca de Monte Alegre determinou que o Município de Lagoa Salgada...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO