Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Lula sanciona lei que cria Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19

Foto: wirestock/freepik

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (11) a lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, seis anos após o início da pandemia que matou mais de 716 mil pessoas no Brasil.

Leia também:
RN recebe 30 mil doses de vacina contra covid-19

 

A data escolhida para a homenagem foi 12 de março, em referência à morte da técnica de enfermagem Rosana Aparecida Urbano, considerada a primeira vítima da doença registrada oficialmente no país, em São Paulo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O projeto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado.

Lula critica condução da pandemia

Durante o evento, Lula criticou a condução da pandemia pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e citou a disseminação de informações falsas sobre vacinas e tratamentos sem eficácia comprovada.

O presidente também mencionou a atuação de profissionais e setores que, segundo ele, contribuíram para a propagação de desinformação durante a crise sanitária.

A cerimônia contou com a presença de familiares de vítimas da covid-19 e representantes de associações que defendem a responsabilização de pessoas envolvidas na divulgação de conteúdos falsos sobre a doença.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a criação da data será importante para manter o debate sobre o enfrentamento de futuras pandemias.

Segundo ele, a maioria dos brasileiros perdeu familiares ou conhece pessoas afetadas pela covid-19.

Padilha também destacou a recuperação dos índices de vacinação no país nos últimos anos. De acordo com o ministro, as coberturas vacinais infantis ultrapassaram 90% em 2025.

Em abril, o Ministério da Saúde inaugurou o Memorial da Pandemia no Rio de Janeiro. O espaço funciona no edifício do Centro Cultural do Ministério da Saúde e homenageia as mais de 700 mil vítimas da covid-19 no país.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O prédio foi reaberto após quase quatro anos de obras, com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões.

Notícias relacionadas

Mundo

A Ajuda humanitária à Venezuela será reforçada neste sábado (27) com o envio de um terceiro voo do governo brasileiro ao país vizinho, atingido...

Saúde

Os Serviços de saúde em Natal terão funcionamento diferenciado na próxima segunda-feira (29), ponto facultativo em razão do Dia de São Pedro. A informação...

Brasil

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou nesta sexta-feira (26) que o governo brasileiro manterá a defesa do Pix durante a investigação...

Política

Alckmin culpa “maus brasileiros” por tarifaço dos EUA O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (26) que “maus brasileiros” atuaram contra o país antes...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO