A inteligência artificial nos pequenos negócios já é uma realidade no Brasil. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025”, divulgada pelo Sebrae, 44% dos empreendedores afirmam já ter feito uso espontâneo de alguma tecnologia de IA. Quando considerados os aplicativos específicos, esse número sobe ainda mais.
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O estudo mostra que 8 em cada 10 empresários usam GPS, 77% já experimentaram reconhecimento facial, 56% utilizaram assistentes virtuais e 52% fazem uso de apps para melhorar imagens. Entre os recursos mais utilizados estão ferramentas como ChatGPT, Deep Seek, Copilot, Gemini, chatbots no WhatsApp e sistemas inteligentes de automação.
Uso cresce com o porte da empresa e a escolaridade do empreendedor
A pesquisa revela que o uso da IA é mais intenso nas Empresas de Pequeno Porte (EPP), com 65% relatando uso espontâneo, contra 35% dos Microempreendedores Individuais (MEI). O índice também cresce conforme o nível de escolaridade: 75% dos empreendedores com pós-graduação já utilizam IA, enquanto o uso entre os com ensino fundamental é de apenas 27%.
Entre os mais jovens, até 34 anos, 56% usam IA; entre os com 65 anos ou mais, o uso cai para 38%.
Mulheres lideram uso de apps de imagem e IA generativa
A análise de gênero mostra que o uso de IA é equilibrado entre homens e mulheres em geral, mas as empreendedoras lideram em ferramentas específicas, como aplicativos de imagem (60% delas usam, contra 48% dos homens) e IA generativa (57% contra 47%).
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a pesquisa confirma que a tecnologia se tornou essencial para os pequenos negócios. “A inteligência artificial é um conceito que não tem mais volta. O Sebrae está preparado para apoiar essa transformação digital em todo o Brasil”, afirmou.
