Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Biometria para a ser obrigatória para acesso a benefícios sociais

Foto: Roberta Aline / MDS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (23), do evento Transformação Digital: um governo para cada pessoa, no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia marcou a assinatura de medidas ligadas à digitalização dos serviços públicos, com foco na segurança de dados e acessibilidade da população.

Leia também:
Taxação dos EUA ameaça exportações e empregos no setor salineiro do RN

Um dos destaques foi o decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão e renovação de benefícios da seguridade social. A medida, aprovada anteriormente pelo Congresso, vai utilizar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) como referência.

A biometria trará mais segurança ao cidadão e ao governo, evitando fraudes e modernizando o atendimento em programas sociais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Aplicativo da nova CIN será lançado em todo o país

Durante o evento, o governo lançou o aplicativo da CIN, que permitirá a validação gratuita dos dados do documento. A CIN é um documento digital e físico, unificado pelo CPF, e já teve mais de 30 milhões de unidades emitidas no país.

Projeto-piloto da CIN terá início no RN

Uma parceria com a CAIXA será testada inicialmente no Rio Grande do Norte. A ideia é usar a estrutura do banco — como agências-barco, caminhões e contêineres — para facilitar a coleta biométrica e emissão da CIN em comunidades remotas e vulneráveis.

Sistema unificado para dados de saúde do SUS

Outro decreto assinado cria a Rede Nacional de Dados da Saúde (RNDS). A plataforma vai conectar sistemas do SUS, permitindo o compartilhamento seguro e padronizado de informações. O objetivo é garantir eficiência, segurança e privacidade aos dados dos cidadãos.

Governo abre consulta pública sobre uso estratégico de dados

Lula também anunciou uma consulta pública na plataforma Brasil Participativo sobre a Política de Governança de Dados. O objetivo é orientar os órgãos públicos no uso ético e inteligente das informações públicas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Produtores rurais terão novo app para regularização

Foi entregue ainda o aplicativo Meu Imóvel Rural, que reúne em um único local dados fundiários, fiscais e ambientais das propriedades rurais. O sistema busca facilitar a regularização e o acesso ao crédito rural, reduzindo custos e burocracias.

Notícias relacionadas

Brasil

A Caixa Econômica Federal paga nessa segunda-feira (15) a parcela de dezembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS)...

Turismo

Serhs Natal, 20 anos simbolizam duas décadas de atuação direta no fortalecimento do turismo potiguar. Na noite desta sexta-feira (12), o Serhs Natal Grand...

Política

A Lei Magnitsky Moraes passou a dominar o noticiário internacional após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de revogar as sanções...

Justiça

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) abriu, nesta sexta-feira (12), a consulta pública do TCE-RN que irá ajudar a definir as ações de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO