O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu nesta segunda-feira (18) com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e líderes europeus para tratar da guerra na Ucrânia. Em coletiva de imprensa, Trump afirmou que espera realizar em breve uma reunião trilateral com Zelensky e o presidente russo, Vladimir Putin, para tentar encerrar o conflito, que já dura quase quatro anos.
Leia também:
Trump e Putin encerram encontro sem cessar-fogo na Ucrânia
“Achamos que podemos encerrar o conflito. Pessoas estão sendo mortas e queremos parar isso. Temos uma boa chance de resolver”, disse o republicano, reconhecendo que pode não haver cessar-fogo imediato.
Reunião com líderes europeus
Após o encontro com Zelensky, Trump recebeu na Casa Branca os chefes de governo do Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Finlândia, além de representantes da União Europeia e da Otan. Segundo o presidente norte-americano, os aliados europeus podem contribuir com propostas para avançar nas negociações de paz.
“Vamos nos reunir com um grande grupo representativo, sete países muito poderosos. Eles querem paz”, declarou Trump.
Zelensky troca uniforme por traje formal
Em fevereiro, Trump havia ironizado a forma de se vestir de Zelensky, que tradicionalmente usa uniforme militar em eventos oficiais. Nesta segunda (18), o presidente ucraniano optou por um traje mais formal, escolha que foi elogiada por jornalistas presentes. Trump também concordou com os elogios.
Com informações do SBT News
