Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Carteira de Identidade Nacional: o que você precisa saber

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita na primeira via e pode ser agendada pelo ITEP/RN.
Foto: Google Imagens

O antigo RG deixará de ser válido em breve. Para substituir o documento, os cidadãos devem emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que possui número único nacional (CPF), garante maior segurança contra fraudes e integra os dados de identificação civil em fluxo nacional em tempo real.

Leia também:
CNH Popular 2025 registra quase 66 mil inscritos no RN

A CIN pode ser emitida em formato físico ou digital e segue padrão oficial em todo o país. Além de simplificar o acesso a serviços públicos e benefícios sociais, a nova carteira cumpre a Lei Geral de Proteção de Dados, assegurando a integridade das informações pessoais.

Como agendar a emissão no ITEP/RN

O agendamento para emissão da CIN pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) abre sempre às 8h, de segunda a sexta-feira, com vagas para o dia útil seguinte. O procedimento deve ser feito pelo site: agendamento.itep.rn.gov.br.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Passo a passo do agendamento:

  1. Acesse o site agendamento.itep.rn.gov.br;

  2. Escolha a Central do Cidadão onde deseja realizar a emissão;

  3. Preencha os dados solicitados;

  4. Finalize e imprima ou salve o comprovante;

  5. Compareça no dia e horário marcados, levando os documentos obrigatórios: RG antigo, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento.

  • Importante: somente a pessoa cujo nome consta no comprovante será atendida.

Documentos Necessários

  • Obrigatórios: Certidão de nascimento ou casamento (ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA), Comprovante de residência, CPF, Laudos médicos.
  • Opcionais: PIS e carteira de trabalho, Título de eleitor, Tipo sanguíneo e fator RH, Cartão do SUS, CNH.

A primeira via da CIN é gratuita.

A carteira anterior tem vigência até 28 de fevereiro de 2032.

A atualização imediata do documento deve ocorrer em casos de fotos desatualizadas, desgaste, dados ilegíveis ou por alteração de nome.

O prazo de recebimento da Carteira de Identidade Nacional é de até 30 dias. Acompanhe a chegada da carteira pelo número do CPF ou Protocolo recebido no atendimento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Científica do Rio Grande do Norte, antigo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), inicia nesta quinta-feira (16) a mudança de sua sede em...

Polícia

O corpo de um sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi encontrado em uma área de mata no município de Macaíba,...

Rio Grande do Norte

Os deputados estaduais aprovaram, nesta quarta-feira (17), o projeto que muda a denominação do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN)....

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga a morte de um homem e de uma mulher ocorrida na noite desta segunda-feira (8),...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO