Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Natal

Projeto do Executivo atualiza legislação da Previdência em Natal

Previdência em Natal, NatalPrev, Câmara Municipal de Natal, Projeto de Lei, Prefeitura do Natal, servidores municipais, responsabilidade fiscal, Emenda Constitucional 136
Foto: Joana Lima/Secom

A Prefeitura do Natal protocolou o Projeto de Lei nº 965/2025, que propõe a atualização da legislação da Previdência em Natal. O texto foi enviado à Câmara Municipal no dia 10 de dezembro e já recebeu aprovação em todas as comissões temáticas na segunda-feira (15).

Leia também:
Hospital do Coração passa a atender pacientes do SUS pelo Agora Tem Especialistas

Agora, a proposta será lida em Plenário nesta terça-feira (16), avançando para as próximas etapas de tramitação.

Adequação às novas regras constitucionais

O projeto tem como objetivo modernizar o regime previdenciário municipal, alinhando a legislação local à Emenda Constitucional nº 136, promulgada recentemente. A proposta abre a possibilidade de aumento no número de parcelas de parcelamentos e reparcelamentos de débitos de órgãos da administração direta e indireta, além do Poder Legislativo Municipal, junto ao Regime Próprio de Previdência Social.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Atualmente, o limite é de 240 meses. Com o novo texto, esse prazo poderá chegar a até 300 meses, o que permite a redução do valor das parcelas mensais.

Impacto no orçamento e responsabilidade fiscal

Segundo o presidente do NatalPrev, Thiago Marreiros, a mudança permitirá maior flexibilidade no fluxo de caixa do município.

“Com o aumento do número de parcelas, o valor mensal diminui e a diferença pode ser realocada para áreas prioritárias, como educação, saúde e infraestrutura”, explicou.

Marreiros ressaltou que a medida não trata de novas dívidas previdenciárias, já que Natal não possui passivo inadimplido no sistema.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Buscamos apenas readequar a capacidade de pagamento à nova regra constitucional vigente”, afirmou.

Equilíbrio do NatalPrev é mantido

O presidente do NatalPrev destacou ainda que o regime previdenciário do município segue equilibrado e solvente, com reconhecimento nacional pela gestão eficiente.

“Manteremos nosso superávit mensal e a garantia do pagamento futuro das aposentadorias e pensões dos servidores municipais. O projeto apenas implementa medidas de responsabilidade fiscal para melhorar o uso dos recursos públicos”, concluiu.

O Projeto de Lei já recebeu parecer favorável da Procuradoria Geral do Município e do Conselho de Administração do NatalPrev (Conad).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A mamografia gratuita segue beneficiando mulheres em Natal por meio de uma ação da Prefeitura voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer...

Natal

A Prefeitura do Natal publicou, na última sexta-feira (30), uma nova convocação para candidatos com deficiência interessados em atuar no serviço de transporte individual...

Justiça

A Lei da gratuidade no transporte no Enem em Natal foi declarada inconstitucional, por unanimidade, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte...

Natal

A Prefeitura do Natal iniciou, nesta segunda-feira (2), a capacitação de dirigentes e atendentes das 60 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a implantação...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO