As chuvas em Natal e em grande parte dos municípios potiguares desde o final da tarde desta segunda-feira (19) contrastam com as altas temperaturas registradas nos últimos dias no estado. Na capital, o volume de precipitações provocou alagamentos e lentidão no trânsito em diversos pontos no início da manhã desta terça-feira (20).
Leia também:
Chuvas devem avançar para o interior do RN nesta terça-feira, segundo a Emparn
Com a intensificação dos ventos, galhos de árvores e outros objetos podem ser lançados contra a rede elétrica, provocando interrupções pontuais no fornecimento de energia. Nesses casos, o sistema de distribuição interrompe automaticamente o serviço nos locais afetados por questões de segurança, a fim de evitar acidentes com a população.
Diante do cenário, a Neoenergia Cosern informou que intensificou as medidas preventivas para garantir a segurança dos moradores e a continuidade do fornecimento de energia em todo o estado. A distribuidora ativou o Plano de Contingência, com reforço das equipes em campo e ampliação dos canais de atendimento para dar suporte rápido em caso de ocorrências.
De acordo com a empresa, o Centro de Operações Integrado passou a monitorar em tempo real as condições climáticas e a operação do sistema elétrico nos 167 municípios do Rio Grande do Norte. O número de profissionais em campo também foi ampliado, com posicionamento estratégico para agilizar o atendimento às ocorrências provocadas pelas chuvas.
A Cosern informou ainda que utiliza recursos tecnológicos, como manobras remotas, para restabelecer o fornecimento de energia com mais rapidez e segurança, reduzindo a necessidade de deslocamento das equipes. O plano de contingência prevê prioridade no atendimento a hospitais, unidades de saúde, órgãos de segurança pública e clientes que dependem de equipamentos vitais.
Orientações
A distribuidora reforçou as orientações de segurança à população durante períodos de chuvas e ventos fortes. Em casos de queda de árvores sobre a rede elétrica ou rompimento de cabos, a recomendação é não se aproximar dos fios. Se um cabo cair sobre um veículo, a pessoa deve permanecer dentro do carro e aguardar o socorro especializado.
A empresa também orienta que a população procure abrigo em locais seguros, longe de janelas e portas metálicas durante descargas atmosféricas, desconecte aparelhos eletroeletrônicos da tomada para evitar danos e acione imediatamente a distribuidora ao identificar fios caídos nas vias públicas.
Os atendimentos podem ser solicitados pelo telefone 116, pelo WhatsApp (84) 3215-6101 ou pelo site oficial da Neoenergia Cosern.





















































