Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Recuperação de canteiros em Natal preserva flor símbolo da cidade

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está realizando a recuperação de meio-fio dos canteiros centrais das principais avenidas da cidade. Atualmente, as equipes estão trabalhando nas avenidas Hermes da Fonseca e Prudente de Morais, após a conclusão do serviço na Avenida General Gustavo Cordeiro de Faria.

A Semsur também está realizando o serviço contínuo de limpeza nos canteiros centrais e, em breve, iniciará a recuperação desses locais, com o objetivo de manter o máximo possível das xananas, flor símbolo da cidade do Natal e outros vegetais existentes, utilizando material de compostagem proveniente do serviço de poda sustentável executado na cidade.

O prefeito Álvaro Dias determinou a recuperação dos canteiros centrais como uma das várias ações que vem executando para melhorar a cidade. Para o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, cuidar do paisagismo e do sistema arbóreo é fundamental para deixar a cidade mais bonita e melhor para as pessoas. “Nosso intuito agora é enriquecer esse solo, utilizando material de compostagem, uma medida sustentável e ecologicamente responsável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção de práticas de agricultura urbana, de forma a garantir o melhor possível do paisagismo – com a presença em bom estado das Xananas e demais vegetais”, afirmou Nóbrega.

Além das avenidas Hermes da Fonseca, Prudente de Morais e General Gustavo Cordeiro de Faria, a Semsur planeja trabalhar na recuperação dos canteiros centrais de outras importantes vias da cidade, como a Avenida Salgado Filho e demais avenidas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Xanana, flor símbolo de Natal

Desde 2002, a Xanana é considerada um dos símbolos de Natal, cidade do Rio Grande do Norte, graças à Lei Municipal número 05350/2, redigida pelo vereador Franklin Capistrano. No entanto, a flor não é apenas uma bela decoração que enfeita os cantos da cidade. Ela é um símbolo de resistência, que representa a persistência e a força de Natal e de seu povo.

A indicação da Xanana como símbolo da cidade foi feita pelo poeta potiguar Diógenes da Cunha Lima. Para ele, a flor é um exemplo de beleza e resistência, assim como Natal, que, apesar das dificuldades, segue crescendo em harmonia com a natureza que a cerca. A Xanana, que pode ser encontrada em qualquer lugar e mesmo assim guarda riquezas em si, simboliza a resiliência do povo natalense.

A Xanana é uma flor simples, mas possui muitos atributos. Ela consegue nascer sem ser semeada, e cresce mesmo em solos inférteis ou lugares impróprios. Além disso, a flor tem propriedades curativas, o que a torna ainda mais especial. Todos esses aspectos fazem com que a Xanana seja um símbolo muito significativo para a cidade de Natal e para o seu povo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em resumo, a Xanana é um símbolo de beleza e resistência, que representa a força do povo natalense. Apesar de ser uma flor simples, ela é capaz de nascer e se desenvolver em qualquer lugar, e ainda tem propriedades curativas. Por isso, ela é considerada um dos símbolos mais importantes da cidade de Natal, graças à sua capacidade de representar a resiliência e a persistência do seu povo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

O publicitário potiguar Giordano Queiroz foi um dos profissionais mais premiados no 4º Prêmio Camp da Democracia, o maior do país na área de...

Natal

A Prefeitura do Natal, por meio da SEMSUR, informa que, na tarde desta quinta-feira (21), o trecho da rua Mossoró, entre a Avenida Floriano...

Cidades

A Prefeitura do Natal está realizando uma série de melhorias nos oito cemitérios públicos da cidade, em antecipação ao Dia dos Pais. As equipes...

Natal

Em comemoração ao Dia Internacional de Proteção aos Manguezais, celebrado no dia 26 de julho, a Prefeitura do Natal realizou, nesta sexta-feira (25), uma ação...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO