Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

RN tem 21 mil crianças em condição de trabalho infantil, estima IBGE

Foto: Cedida

No Rio Grande do Norte havia, em 2019, 21.727 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) do IBGE. Segundo a pesquisa, a população estimada na faixa etária de 5 a 17 anos no estado era de 676.391 no mesmo ano, o universo de crianças e adolescentes trabalhadores equivalia a 3,2% do total de crianças e adolescentes do estado, abaixo da média nacional que era de 4,8% do total.

As crianças e adolescentes trabalhadoras no Rio Grande do Norte dedicaram 17,1 horas de seu tempo em atividades laborais em 2019. Este dia 12 de junho é dedicado ao combate ao trabalho infantil em todo o mundo, reconhecido como uma das formas de exploração mais prejudiciais ao desenvolvimento pleno do ser humano.

Em relação ao trabalho infantil no Estado, 36,7% das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos exerciam alguma das piores formas de trabalho infantil nos termos da lista TIP, percentual equivalente a 7.982 crianças e adolescentes. Por sua vez, do total de adolescentes de 14 a 17 anos ocupados, 100,0% (ou 16.440) eram informais.

Os efeitos do trabalho infantil deixam marcas que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Além de causar prejuízos físicos e psicológicos, o trabalho infantil influencia na queda do rendimento nos estudos e na evasão escolar, comprometendo o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Quanto mais cedo um indivíduo começa a trabalhar, menor será seu salário na fase adulta, o que perpetua a exclusão social.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil, assumiu o compromisso de adotar medidas imediatas e eficazes que garantam a proibição e a eliminação das piores formas de trabalho infantil em caráter de urgência.

Ações de combate ao trabalho infantil em Natal

O município de Natal (RN) aderiu à campanha do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI, com o tema “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil” promovendo neste mês uma programação especial para marcar a data 12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

As atividades estão sendo organizadas pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e pelo setor de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), além das unidades descentralizadas da secretaria, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), como também os Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No dia 12 de junho, das 08h30 às 10h30, acontecerá uma blitz educativa no cruzamento das Avenidas Prudente de Morais e Alexandrino de Alencar, em parceria com a STTU, com panfletagem e esclarecimento das consequências do trabalho infantil. Além disso, terá no dia 16 de Junho no auditório Nepsa I da URFN das 14h às 17h, uma roda de conversa intersetorial pelo enfrentamento ao trabalho infantil em parceria com a Universidade Federal do RN (UFRN) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

Os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiram, por unanimidade, negar o recurso do Ministério...

Educação

O Senac Vendas inicia as ações do Brilha Natal 2025 com curso on-line gratuito voltado para trabalhadores do comércio, microempreendedores e prestadores de serviços...

Natal

A Caern realizará uma interdição parcial na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, na próxima segunda-feira (3). O trecho afetado vai...

Justiça

O 2º Juizado da Fazenda Pública de Natal condenou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Município...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO