Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Governo

Lula participa de evento de promoção de oficiais-generais e quer reforçar pacificação com Forças Armadas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (19), da cerimônia de promoção de oficiais-generais das Forças Armadas. A presença de Lula é vista como um gesto de aproximação com a caserna.

Ao todo, 45 militares foram promovidos na Marinha, Exército e Aeronáutica. Entre os promovidos, duas mulheres: a major-brigadeiro Carla Lyrio Martins e a brigadeiro Ericka Rabello Galhardi.

Lula foi recebido pelos comandantes das três forças: tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, almirante Marcos Olsen e o general Tomás Paiva. Não foi o primeiro aceno de Lula aos militares neste ano.

A pedido do ministro da Defesa, José Múcio, ao longo de 2023, o presidente da República fez vários gestos para pacificar a relação com os militares depois de 8 de janeiro, quando Lula decidiu demitir o comandante do Exército menos de 10 dias após o início de seu terceiro mandato.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Na cerimônia de promoção dos oficiais, Lula não discursou e, diferentemente, do que ocorreu com os militares que participaram do ato acompanhado das esposas, o presidente foi sozinho sem a companhia da primeira-dama. O presidente ficou para o almoço e permaneceu em um espaço reservado com militares por quase 2 horas.

Pela primeira vez, ministros de outras pastas, além da Defesa, participaram da cerimônia, entre eles, Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação do Planalto, Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e Cidadania. Durante o almoço, Lula assistiu a um vídeo com as ações das três forças no primeiro ano do governo Lula 3.

Notícias relacionadas

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO