Dia 19 de março. Dia de São José. A data carrega um significado especial para o sertanejo nordestino. Segundo a tradição, caso chova nesse dia, é sinal de que o ano será de um bom inverno, garantindo a safra e a mesa farta. Uma tradição na vida de muitos agricultores.
Com o início da quadra chuvosa, muitos trabalhadores rurais estão animados para uma boa colheita. As plantações de milho, feijão e outros produtos na zona rural de São José do Mipibu, já começaram a sair de baixo da terra molhada. Raimundo Nonato, 54 anos, está confiante, ele é devoto de São José e acredita em um bom período de inverno. O agricultor José Cosme, 67 anos, trabalha na roça desde criança e explica que os produtos regados com a água da chuva têm um sabor diferente.
Segundo a crença predominante entre os agricultores, quando ocorrem chuvas nesta data, é sinal de bonanza e fartura na colheita. A origem da crença decorre do catolicismo que conta que São José, o pai adotivo de Jesus, era um trabalhador do campo.
De acordo com previsão da Emparn, os agricultores potiguares podem ficar otimistas, pois a previsão é de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com ocorrência de chuva em diversas regiões do RN, como Seridó, Vale do Açu e Mossoró. Confira abaixo a previsão da semana.
