Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Empreender se torna alternativa para brasileiros em meio a crise

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Empreender tem se tornado uma alternativa para diversos brasileiros durante o período de crise causado pela pandemia de Covid-19. No entanto, é necessário estar preparado para iniciar uma jornada no caminho do empreendedorismo.

Para Danilo Mendes, empresário e especialista em administração industrial e gestão de empresas, o início de um empreendimento não depende apenas daquele que está idealizando o projeto. “O segredo para começar é ter coragem, estar preparado e enxergar uma oportunidade no mercado. A maioria das pessoas começa por necessidade e cria uma empresa para ter uma renda principal, muitas vezes com uma visão muito limitada. É preciso estar preparado, entender minimamente do negócio e ter coragem para assumir um cenário repleto de incertezas e riscos”, relata.

De acordo com um Boletim do Governo Federal, referente ao primeiro quadrimestre de 2021, o Brasil contava na época com 17 milhões de empresas ativas, sendo que mais da metade, aproximadamente 12 milhões, era composta por Empreendedores Individuais e MEIs (microempreendedores individuais). Além disso, os micro e pequenos negócios correspondiam, na época, por mais de 90% dos negócios ativos.

De acordo com o especialista, empreender exige algumas habilidades que auxiliam na saúde financeira do negócio e diminui os riscos. “É importante combinar o tempo de planejamento e a execução das ações, ser resiliente e aprender com os erros cometidos, além de ter comprometimento com o próprio negócio, se tornando um espelho para os colaboradores. Os gestores devem ter uma fome constante por conhecimento e qualificação, afinal isso traz a possibilidade de realizar análises mais precisas  e planejamentos mais robustos para futuras ações. Um bom relacionamento interpessoal e construção de networking também são valiosos, pois facilita movimentações com parceiros, sócios e potenciais investidores”, pontua.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Estar presente no ambiente digital pode fazer toda a diferença para os resultados de uma empresa que está nos estágios iniciais. “Seja na construção de marca, geração de conteúdo ou vendas, estar bem posicionado no digital pode trazer alcance e expor seu empreendimento para diversas pessoas”, indica Danilo.

Mesmo com a vontade de abrir um estabelecimento próprio, definir onde e de que forma empreender nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando os recursos são limitados. “Existem diversas opções em áreas de atuação e modelos de negócio, o que dificulta a tomada de decisão. Para um negócio prosperar, é essencial que se tenha um propósito. Para isso, reflita sobre o que você ama fazer, o que  faz bem, o que as pessoas precisam e o que elas pagariam para ter. Se as pessoas não precisam, não será algo útil e, se o empreendedor não ama o que faz, dificilmente verá sentido naquilo, aumentando as incertezas e dúvidas sobre o sucesso da iniciativa”, relata Mendes.

Segundo dados levantados pelo Sebrae em 2019, 67% dos empreendedores são homens. Para o especialista, existem diversos fatores que contribuem para esse cenário desfavorável ao sexo feminino. “Existe o fato dos homens estarem naturalmente mais dispostos e propensos a assumirem riscos, mas o principal motivo por trás desses números está em crenças sociais históricas que, infelizmente, colocaram a mulher em um papel de ‘dona de casa’ durante muitos anos. Os dados trazem à tona uma realidade alarmante, que revela o preconceito empresarial que as mulheres sofrem, tendo como consequência ganhos reduzidos e maior dificuldade em acesso a financiamentos e investimentos, além de, em muitos casos, precisarem fazer jornadas múltiplas como empreendedora, mãe, esposa e chefe da família”, finaliza.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

Mais de 84 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) no Rio Grande do Norte terão que pagar multas devido ao atraso na entrega da Declaração Anual...

Brasil

Imagens do circuito interno de segurança da clínica de estética Natália Becker mostram o momento em que o empresário Henrique Chagas, de 27 anos,...

Brasil

Uma nova rodada de negociações para definir a “taxação das blusinhas”, em compras internacionais de até US$ 50, acabou sem acordo. O relator do projeto no Senado,...

Cidades

Eleitores que ainda não cadastraram sua biometria podem utilizar os serviços eleitorais online, conhecidos como Título Net, apenas até esta segunda-feira (8). Após esse...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO