Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

Alta nos preços da gasolina nos postos do RN reflete na escassez do mercado interno

Foto: Posto de gasolina/ Reprodução

De acordo com o Sindipostos RN, o fim de promoções que os postos vinham realizando (absorvendo parte dos custos) e a necessidade de importar produtos em virtude da sua escassez no mercado nacional (que já leva distribuidoras a limitar a entrega às revendas) são os principais motivos por trás da alta nos preços da gasolina que os potiguares começaram a notar entre a noite desta segunda-feira (23), e a manhã desta terça-feira, (24).

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre os dias 31 de dezembro do ano passado e o último sábado, 14 de maio, o preço médio do litro da gasolina C nos postos do RN subiu 8,41% (saindo de R$ 6,955 para R$ 7,54). No mesmo período, a Petrobras reajustou o litro da gasolina nas refinarias em 24,5%.

“Fica claro que havia uma enorme defasagem entre o que foi reajustado nas refinarias e o que efetivamente chegou às bombas. Ou seja, os postos estavam praticando preços promocionais. Porém, com a escassez dos produtos e com a importação feita pelas maiores distribuidoras, que compram com o preço do mercado internacional (ainda mais caro que o praticado pela Petrobras), os postos têm tido seus custos majorados, sendo inevitável o repasse ao consumidor final”, afirma o presidente do Sindipostos RN, Maxwell Flor.

Na semana passada, o Sindipostos RN já havia alertado para a possibilidade de falta de produtos, além de destacar uma queda média de 25% a 30% nas vendas em virtude dos altos preços dos combustíveis, ratificada pelos números da arrecadação de ICMS do setor, divulgados pela Secretaria Estadual de Tributação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O resultado prático disso é a falta de produto para o abastecimento do mercado interno. Esta escassez já existe no diesel S10, cujas compras estão em constante restrição, há cerca de dois meses. Nos últimos dias também atingiu a gasolina. E as perspectivas para os próximos meses são preocupantes.

“Os números reforçam o que nós vimos dizendo sempre: não interessa aos postos que os preços subam porque, com a alta vem a inevitável queda nas vendas. E nenhum varejista quer, ou mesmo pode, vender menos. Nos interessa menos ainda um cenário de desabastecimento porque isso seria extremamente desastroso para todo o sistema”, afirmou o presidente do Sindipostos RN, Maxwell Flor.

Informações do Sindipostos RN.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Municípios da Região Oeste do estado tiveram maior incidência de descargas elétricas As constantes quedas de raios em cidades do interior do Rio Grande...

Cidades

O dia dos povos indígenas no Brasil é celebrado nesta sexta-feira (19), a data marca uma reflexão sobre as conquistas, avanços e lutas de...

Cidades

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) divulgou no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) de terça-feira (16) o edital que comunica...

Judiciário

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo, derrubou a decisão da primeira instância, do juízo da 21ª Vara Cível Federal,...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO