Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Pesquisa Coopmed: 69% de médicos potiguares já foram agredidos no trabalho

Foto: Google Imagens

A Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) lançou uma campanha contra a violência aos médicos no ambiente de trabalho. A Cooperativa elaborou uma pesquisa junto aos cooperados no mês de julho e a partir daí criou a Campanha “Respeitar o Médico é valorizar a vida” – Basta de violência contra os profissionais da saúde.

A pesquisa foi realizada pelo formulário do Google com a participação de profissionais entre 25 a 71 anos, do sexo masculino e feminino. Dados da pesquisa apontaram que 69% dos entrevistados já foram agredidos e 51,4 % por acompanhantes e 37,1 % por pacientes, mas o que chama a atenção é que 58,8% das agressões ocorrem em mulheres médicas. Outro ponto que precisa de atenção é que 83,8% dos entrevistados não tomaram nenhuma medida jurídica após as agressões.

Só em 2022, a assessoria jurídica da cooperativa já foi acionada 13 vezes para acompanhar e orientar os médicos sobre as medidas cabíveis junto à justiça. Além do estado físico, o emocional fica abalado. De acordo com assessora jurídica, Catarina Sousa, é comum o relato dos médicos que não querem mais voltar a escala do local onde ocorreu o crime de agressão. “A mãe de uma médica agredida entrou em contato comigo e disse que a filha não iria voltar ao local por ter medo de que algo aconteça novamente”, revela.

Para o diretor médico da Coopmed, Luiz Eduardo Barbalho, esta Campanha é um ganho para categoria e um serviço para sociedade, que é a maior prejudicada quando um médico é agredido. “O médico, vítima de agressão, muitas vezes não deseja voltar ao local do trabalho, desta forma, aquela unidade hospitalar deixa de oferecer um atendimento de determinado especialista”, explica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com o médico Luiz Eduardo, uma consulta precisa ser feita com tranquilidade para que a consulta seja realizada de forma correta, o médico precisa conversar com o paciente entender suas queixas e sintomas, e realizar o exame clínico para que chegue a um diagnóstico.

As agressões aos médicos tem aumentado em virtude da grande demanda de atendimentos que a pandemia da covid-19 gerou. Segundo a Coopmed, a campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade do tempo de atendimento, e que as agressões são infrações penais previstas no Artigo 21 do Decreto de Lei 3.688/41, que ameaça a integridade física através da praia de atos de ataque ou violência contra pessoa, desta forma os agressores podem ser penalizados com detenção de 3 meses a 1 ano.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

Um vídeo que vem circulando mostra o deputado federal Fernando Mineiro (PT) agredindo  um ativista do Movimento Brasil Livre (MBL), nesta sexta-feira (15), no...

Cidades

Os médicos do município de Parnamirim entram em greve a partir desta sexta-feira (23). Segundo os profissionais, a decisão aconteceu em assembleia realizada na...

Polícia

A 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por meio do 3° Pelotão de Polícia Militar de Guamaré, realizou a prisão de uma mulher...

Mundo

O ator Vin Diesel foi acusado de agressão sexual por Asta Jonasson, uma ex-assistente do astro. O caso teria ocorrido em setembro de 2010,...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO