O grupo de dança contemporânea Movidos apresenta na próxima semana – terça-feira (13) e quarta-feira (14), às 19h30 na Casa da Ribeira, o projeto ‘Movidos à Dança’. Dividido em duas dimensões, uma artística e outra social, faz a apresentação do espetáculo ‘REMIX’ – com direção coreográfica de Denise Stutz (BH/RJ) e direção artística de Anderson Leão (Natal/RN) – aliada a um bate-papo da equipe com o público, que acontece em seguida.
Com 50 minutos de duração e indicação classificativa livre, o espetáculo ‘REMIX’ é um convite para dançar e tem como proposta unir histórias e memórias. “É o momento de se encontrar e se libertar, são lembranças que tocam como trilhas sonoras que movimentam as nossas nostalgias. É a diversidade de fazer dançar para aproximar a eterna juventude que sempre existirá dentro de nós”, explica o diretor artístico Anderson Leão.
Sobre a criação, para a bailarina Jamaica Macedo, pessoa com deficiência, “de todas as ricas informações que pude ter no processo, a que mais marcou foi desconstruir a ideia de perfeição e construir a partir da ideia do eu. O menos é mais, reconheci a mim mesma para me dar por inteira no palco”, afirma Macedo.
Já o bate-papo entre os bailarinos e o público, segunda parte do projeto, tem como objetivo captar as impressões sobre o espetáculo apresentado, levando em consideração questões pertinentes à inclusão de pessoas com e sem deficiência na cena e a promoção da equidade e inclusão social de todos os indivíduos.
“Os bate-papos propõem estimular encontros e experiências para a juventude do Rio Grande do Norte, além disso, apostamos na cultura como fomento da convivência cidadã. Nossa intenção é promover a inclusão entre pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência, assim é possível vivenciar experiências e diálogos fundamentais para sociedade, que é repleta de diversidades sociais e culturais”, conclui Leão.
O elenco do espetáculo ‘REMIX’ conta com cinco bailarinos: Rodolpho Santos, Ariadna Medeiros, Daniel Silva (que também é diretor geral), Jamaica Macedo e Michael Skimó. O projeto foi aprovado pelo Edital Transformando Energia em Cultura Iniciativa, do Instituto Neoenergia, e conta com patrocínio da Neoenergia Cosern através da Lei Câmara Cascudo.
O projeto ‘Movidos à Dança’, produção da Mapa Realizações Culturais, se apresenta, depois da estreia em Natal, em outras cidades do RN, como: São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Caicó, Mossoró e Santa Cruz, com datas a serem divulgadas.
Compromisso com a Agenda 2030 da ONU
Outro ponto importante do ‘Movidos à Dança’ é a atuação baseada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que é um plano global para que daqui a oito anos o mundo seja um lugar melhor para todos os povos e nações. Há um compromisso com dois dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis estabelecidos na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, no ano de 2015.
Assim, as apresentações e bate papos do projeto se comprometem com o ODS 4 – Educação de qualidade, auxiliando no fomento da educação de jovens e adultos no RN; e, com o ODS 10 – Redução das desigualdades, que prevê a inclusão social e equidade entre todos os indivíduos.
Sobre o Movidos
O Movidos é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal/RN e tem por objetivo promover a nova perspectiva para a dança, a partir da investigação da identidade de corpos diversificados, sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística. A principal ideia defendida por ele é que todos os corpos podem fazer dança.
O grupo iniciou suas atividades na construção dramatúrgica da dança no ano de 2018 e, desde então, se dedica aos estudos de movimentos da dança contemporânea, com a proposta, cada vez mais aberta, de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados de pessoas com e sem deficiência.
Serviço:
Movidos à Dança, espetáculo Remix
Quando? 13 e 14 de setembro, sessões às 19h30
Onde? Casa da Ribeira
Ingressos? Entrada Gratuita, retirada a partir de sexta-feira (09/09) através do site Sympla (encurtador.com.br/cfgmJ )
Sobre os diretores do projeto ‘Movidos à Dança’
Denise Stutz | Direção Coreográfica
Diretora de coreografia e bailarina. Formada em dança pela UFMG. Uma das fundadoras do Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues e foi professora do curso técnico da Escola Angel Viana. Em 2003, começou a desenvolver seu trabalho solo e já se apresentou nas principais capitais do Brasil, além de países na Europa e na África. A artista trabalhou com o diretor Luiz Fernando Carvalho como coreógrafa nas minisséries “Hoje é dia de Maria”, “Capitu” e “Clarice só para mulheres”, da TV Globo.
Anderson Leão | Direção Artística
Coreógrafo, graduado em Educação Artística e Especialista em dança contemporânea pela UFRN. Foi bailarino da Roda Viva Cia de Dança, Gaya Dança Contemporânea e Cia de Dança dos Meninos. Fundador da companhia Gira Dança e Diretor Artístico de 2005/2017. Fundador do grupo de Danças Urbanas Passurbano. Premiado em 2013 pelo 5o Encontro Nacional de Dança Contemporânea como destaque da Dança e com Troféu Poti Cultural na Categoria Dança & Performance em 2012. Coreografou companhias como Cia do Teatro Alberto Maranhão(RN), Roda Viva Cia de Dança(RN), Grupo de Dança da UFRN(RN), Art́facto Cia de Dança (RN), Projeto Pés Teatro Dança (DF), Ya Danza (Costa Rica) e Domínio Cia de Dança, onde foi premiado com o “Troféu Cultura” de Melhor espetáculo de 2018 com a obra “Anticorpos”. Atualmente Diretor e Coreógrafo do Grupo Movidos Dança Contemporânea.