Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Sites de estados do Nordeste são invadidos com mensagens de ódio

Crédito: © REUTERS/Kacper Pempel/Direitos Reservados

Sites de governos de estados do Nordeste foram derrubados por hackers [pessoas com conhecimento de informática] nessa segunda-feira (12). Foram publicadas mensagens de ódio e xenofobia por motivações políticas. As ações aconteceram nas páginas de órgãos ligados aos governos de Alagoas, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Os casos mais graves e que deixaram páginas fora do ar durante algumas horas ocorreram no Ceará e Alagoas.

Quem acessava a página principal do governo do Ceará encontrava apenas um banner com mensagem xenofóbica e palavras de ódio pedindo “anulação de votos de todo o povo do Nordeste”, e que “votos nordestinos não contam”, além de intervenção militar.

O governo do Ceará informou que os sites já estão funcionando nesta terça-feira (13). Acrescentou que nenhum conteúdo foi afetado e que o caso foi denunciado à Polícia Civil, que investiga a invasão.

Sem acesso

Já em Alagoas, páginas na internet das polícias civil e militar, além das Secretarias da Fazenda e também da Saúde, ficaram sem acesso, ontem, durante várias horas.  Na página da Fazenda, os próprios invasores deixaram mensagem avisando que nenhum dado hospedado no portal seria perdido e apenas a home, página inicial, havia sido alterada.

Em nota, o governo alagoano, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa, declarou que o hackeamento atingiu sites governamentais de outros estados, que estiveram fora do ar simultaneamente. E que apenas os direcionamentos dos endereços dos sites foram mudados e que dados, serviços e conectividade já se encontram restaurados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O advogado especialista em Direito digital, Dyego de Moraes, disse que somente a partir do resultado das investigações é que será possível tipificar os crimes, já que ainda será apontado se houve acesso aos dados, ou apenas uma derrubada das páginas e sobreposição de mensagens temporárias. Ele admite possíveis enquadramentos a partir do resultado das investigações.

Agência Brasil

Notícias relacionadas

Natal

Um estudo nacional colocou Natal entre as melhores cidades do Nordeste em qualidade de vida. Com isso, a capital potiguar ganhou destaque no Índice...

Clima

A previsão do tempo na virada do ano indica um cenário de instabilidade em várias regiões do Brasil no último dia de 2025. De...

Educação

As Universidades Federais do Nordeste defendem recomposição orçamentária para garantir a permanência estudantil, a inclusão social e o desenvolvimento regional. O posicionamento foi reforçado...

Economia

O Nordeste  e seu desenvolvimento econômico pode assumir papel decisivo no progresso do Brasil, conforme avaliação do Banco Mundial. O diagnóstico aparece no relatório...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO