Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Pacheco anuncia PEC contra descriminalização do porte de drogas

Foto: Reprodução

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta quinta-feira (14) que será apresentada na Casa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) contra a descriminalização do porte ou posse de drogas. A declaração foi dada na mesma entrevista a jornalistas em que disse que será feita uma sessão temática sobre a reforma tributária com prefeitos.

“Um tema que foi muito debatido também na reunião de líderes [hoje] foi essa questão da política antidrogas no Brasil. A decisão do Supremo no recurso extraordinário, ainda em vias de acontecer, porque não há definição ainda do julgamento, mas é uma sinalização de uma descriminalização do porte para uso de drogas, algo que o Senado Federal, por sua maioria, é contra”, disse o Pacheco.

“Então as iniciativas legislativas, obviamente respeitando os Poderes, os entendimentos divergentes, mas o entendimento do Senado é de que devemos legislar, e um primeiro caminho a ser observado é de uma PEC que diz que deve ser considerado crime o porte ou posse de substância entorpecente ilícita em qualquer circunstância, em qualquer quantidade. Então, isso foi uma deliberação também do colégio de líderes, por maioria. Nós devemos encaminhar agora a coleta de assinaturas dessa PEC, e o caminho normal de uma PEC dessa natureza na CCJ e no plenário”.

Ainda de acordo com o senador, a PEC deve ser apresenta de hoje para 6ª feira (15.set). “E aí a coleta de assinaturas em número mínimo para poder ser efetivamente aperfeiçoada para encaminhamento à CCJ”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O texto terá autoria dos senadores, especialmente dos líderes partidários, e Pacheco pode ser o primeiro signatário.

Julgamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando a constitucionalidade do artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). Até o momento, são 5 votos a 1 para a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

No mês passado, Pacheco disse que a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal é um assunto “complexo” e que deve ser abordado por vários ângulos. Além disso, pontuou que o Poder Legislativo é o “lugar próprio para o debate do tratamento jurídico que deve definir a política de drogas no Brasil”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Polícia

Com o objetivo de investigar um núcleo de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte, a polícia deflagrou na manhã desta...

Polícia

Uma operação eficaz realizada pela Força Tática do 9º Batalhão da Polícia Militar (9ºBPM), neste sábado (24), resultou na significativa apreensão de materiais vinculados...

Polícia

Um homem, de 28 anos, foi preso portando arma de fogo, munições, além de porções de cocaína em blitz da Lei Seca no bairro...

Polícia

Um homem de 24 anos foi preso pelo crime de tráfico de drogas, no município de Jardim de Piranhas, nesta sexta-feira (23), por policiais...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO