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Dieta da água de Britney Spears é perigosa e não indicada por especialistas em nutrição. Veja riscos

Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Britney Spears voltou a causar polêmica. Desta vez, por ter revelado que está se submetendo à dieta da água – um tipo de regime polêmico e nada saudável, no qual o indivíduo para de comer alimentos sólidos e passa a ingerir somente líquidos (principalmente, água) para emagrecer.

A dieta da água preocupa nutricionistas, uma vez que o método elimina a ingestão de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo e que não estão disponíveis na água.

“É uma dieta que não deve ser recomendada por ser extremamente restritiva, no qual, há exclusão de diversos grupos alimentares importantes para o bom funcionamento do organismo, como por exemplo, as vitaminas e minerais”, alerta a nutricionista Laura Siqueira, professora do do Centro Universitário UniFBV Wyden, no Recife.

A especialista destaca que um tipo de dieta como esta pode implicar em diversos problemas para a saúde de quem se submete a esse tipo de procedimento.

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“Os malefícios são diversos como, por exemplo, fraqueza muscular, diminuição da massa muscular, hipoglicemia, desnutrição energético-proteica, doenças nutricionais carênciais, como a hipovitaminose D, entre outras”, elenca Laura.

Dieta da água pode ser recomendada para alguém?
“A recomendação desse tipo de dieta deverá ser apenas de 2 a 3 dias em casos de pacientes que realizarão algum tipo de exame, exemplo da colonoscopia ou cirurgia, que necessita de cuidados alimentares especiais. Essas orientações devem ser fornecidas por um profissional da área de saúde”, afirma a nutricionista.

Importância da água para a saúde
Associada a uma dieta balanceada e à prática rotineira de exercícios físicos, a ingestão de água em níveis moderados é importante para a saúde do ser humano.

“A água é benéfica para o transporte de nutrientes para os músculos, aumenta a sensação de saciedade, contribui para o bom funcionamento do intestino, a eliminar as toxinas e ajuda a emagrecer”, diz Laura Siqueira.

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Mas a água sozinha não é suficiente para fazer uma pessoa emagrecer, alerta a nutricionista. O que emagrece mesmo é um processo de déficit calórico. “Ou seja, a pessoa deve comer menos calorias do que gasta diariamente”. Para isso, cada indivíduo precisa de um acompanhamento especializado para compreender as quantidades adequadas de comida para ingerir nas refeições.

Quantidade ideal de água para se beber diariamente

A quantidade de água de água a ser ingerida por dia varia de acordo com o peso corporal do indivíduo.

Em geral, orienta-se a beber 35ml de água por dia para cada quilo de peso corporal. “Uma pessoa de 60kg precisaria tomar 2,1 litros de água por dia, já que 35 x 60 = 2.100. Uma pessoa de 85 kg, precisaria de 2,9 litros de água”, finaliza Laura.

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Fonte: TV Jornal/SBT Nordeste

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