Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Concurso Nacional Unificado tem data de inscrição divulgada; confira calendário

Foi divulgado nesta quinta-feira (14) o calendário do Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”. As inscrições serão abertas no dia 19 de janeiro de 2024 e a aplicação das provas acontece em maio. O valor da inscrição ainda não foi divulgado.

Veja cronograma completo:
10/01 – publicação do edital
19/01 a 09/02 – inscrições
29/02 – divulgação dos dados finais de inscrições
29/04 – divulgação dos cartões de confirmação
05/05 – aplicação das provas
03/06 – divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação
30/07 – divulgação final dos resultados
05/08 – início da convocação para posse e cursos de formação

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Adiamento das provas e mudança na data do edital

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Inicialmente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que o exame seria entre fevereiro e março de 2024 e o edital seria divulgado em 20 de dezembro. A alteração foi definida após negociação com a Fundação Cesgranrio, que será a responsável pela realização do concurso.

Novas cidades com aplicação do exame

O ministério também informou que houve a inclusão de novas cidades como locais de exame. Antes eram 180, agora serão 217.

Confira quais são as 37 novas cidades com aplicação de prova:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Camaçari (BA), Lauro de Freitas (BA), Caucaia (CE), Maracanau (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Parnamirim (RN), São José dos Pinhais (PR), Farroupilha (RS), São José (SC), Serra Velha (ES), Vila Velha (ES), Betim (MG), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), São João de Meriti (RJ), Caçapava (SP), Guarulhos (SP). Hortolândia (SP), Jacareí (SP), Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP). Osasco (SP), Paulínia (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Taboão da Serra (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP)

O que é o “Enem dos Concursos”?

Segundo o Governo federal, a ideia do Concurso Nacional Unificado é “ampliar e democratizar o acesso aos cargos públicos”. Serão oferecidas 6.640 vagas no total. Dentre elas, 5.948 serão para nível superior e 692 destinadas a quem concluiu o Ensino Médio.

Com salários que partem dos R$ 5.488,70, para analistas técnico-administrativos, e podem chegar a R$ 22,9 mil, para auditores fiscais do trabalho, as vagas serão distribuidas em 21 órgãos públicos: 12 ministérios, Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) irá recrutar o maior número de servidores, com 1.480 contratações previstas. As provas deverão ser realizadas em março de 2024, com previsão para a posse dos aprovados em agosto do mesmo ano.

Notícias relacionadas

Educação

Faltando um mês para a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CPNU), Alexandre Ratamal, coordenador-geral de logística do CPNU, deu detalhes sobre a...

Educação

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre...

Educação

Com 701 mil inscritos, a categoria nível intermediário será a mais disputada no Concurso Nacional Unificado (CNU), que ficou conhecido como “Enem dos Concursos”. A quantidade de postulantes...

Educação

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (19) que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido popularmente como “Enem dos concursos”, já contabiliza 2,1 milhões de inscrições. Segundo...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO