Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Primeira ‘grande paralisação lunar’ em 18 anos acontece neste fim de semana. Saiba mais

A primeira "grande paralisação lunar" desde 2006 poderá ser observada a partir de sexta | Unsplash

Os observadores do céu e amantes da astronomia terão mais um evento para acompanhar a partir de sexta-feira (21): a primeira “grande paralisação lunar” desde 2006 poderá ser observada. Também chamado de lunistício, esse fenômeno ocorre quando a lua nasce e se põe nas posições mais extremas no horizonte.

Durante a “grande paralisação lunar”, as inclinações da Terra e da Lua estão no máximo. A lua nasce no ponto mais a nordeste e se põe mais a noroeste, o que fará com que ela permaneça no céu por mais tempo. Esse fenômeno pode ser registrado a cada ciclo lugar, que dura 18,6 anos.

Locais históricos como Stonehenge parecem estar alinhados com os pontos de nascimento e pôr da lua durante o lunistício, o que pode indicar a importância do evento no céu para as pessoas que construíram o monumento.

Quem vai conseguir ver o lunistício?

O lunistício será visível somente no Hemisfério Norte. Isso significa que ele não poderá ser avistado no Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A visualização do fenômeno também vai variar de acordo com a localização, a fase da lua e com as condições do céu no momento.

Como observar o fenômeno?

Para observar a “grande paralisação lunar”, basta olhar do mesmo local de sempre e você já notará a diferença.

Binóculos e telescópios não são necessários, mas podem ajudar a ampliar a visualização e tirar o máximo proveito da observação da lua.

Por que o lunistício acontece?

O lunistício ocorre porque a lua não segue o mesmo caminho que o sol. O sistema solar é plano, com os planetas, planetas-anões e asteroides orbitando o sol no mesmo plano, conhecido como eclíptica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Terra gira em um eixo inclinado a 23,4 graus em relação a esse plano, fazendo com que o Sol nasça e se ponha dentro de quase 47 graus – uma faixa que cobre gradualmente ao longo de um ano inteiro.

A órbita da lua é inclinada 5,1 graus em relação à eclíptica, permitindo que o nascer e o pôr da lua aconteça dentro de uma faixa de 57 graus em qualquer mês.

Notícias relacionadas

Mundo

Uma sonda da china chinesa pousou no lado escuro da lua na manhã deste domingo (2). A viagem espacial faz parte da missão Chang,...

Cidades

Após desentendimento entre proprietários de terra na BR-304 no domingo (19), o desvio foi liberado após 30 min, segundo a proprietária do local Talita...

Cidades

Os amantes da astronomia podem comemorar. Depois do eclipse solar e da passagem do Cometa do Diabo, a Terra irá presenciar o fenômeno chamado...

Internacional

O Observatório Europeu do Sul anunciou nesta terça-feira (16) a descoberta de um buraco negro estelar, que considera o mais denso da Via Láctea....

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO