Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

UFRN amplia oferta de vagas e anuncia novos cursos para 2025

Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou nesta terça-feira (26) o quadro de vagas para ingresso em 2025 na graduação presencial. Ao todo, serão ofertadas 7.241 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divididas em 4.952 para o primeiro semestre e 2.289 para o segundo. O número representa um acréscimo de 55 vagas em relação a 2024, em razão da criação de novos cursos e da transferência de cinco vagas do curso de Ciência da Computação para o Sisu.

Leia também:
Senar abre inscrições para cursos técnicos gratuitos com 225 vagas para o RN

Considerando todas as modalidades, incluindo 166 vagas para Processos Seletivos Específicos (PSE) e 479 vagas para reingresso específico, a UFRN disponibilizará 7.886 vagas de graduação presencial em 2025.

Novos cursos em destaque

Três novos cursos foram aprovados pelo Consepe e começam a ser oferecidos em 2025:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • Engenharia de Energia (campus Natal): 40 vagas via Sisu, com foco em petróleo e energias renováveis, o curso visa formar profissionais para atuar em áreas estratégicas da matriz energética nacional.
  • Engenharia de Computação (campus Caicó): 40 vagas via Sisu, condicionadas à aprovação do Ministério da Educação (MEC). O curso será voltado à formação de profissionais para desenvolver e gerenciar projetos que integram hardware e software.
  • Inteligência Artificial (campus Natal): 40 vagas para reingresso específico no Instituto Metrópole Digital (IMD). O curso será uma continuação do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), com ênfase na aplicação de técnicas de IA para resolução de problemas complexos.

Expansão e impacto no interior

O diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), Diego Salomão, celebrou a criação do curso de Engenharia de Computação no campus Caicó. Para ele, a iniciativa é estratégica para a expansão da UFRN no interior e atende às demandas do mercado em uma área de alta relevância tecnológica. “Além de ser uma oportunidade de crescimento, o curso utiliza a infraestrutura e o corpo docente já existentes, garantindo viabilidade econômica e acadêmica”, afirmou Salomão.

Mudanças nos processos seletivos

O Consepe também aprovou os critérios de pesos e notas mínimas para os processos seletivos de 2025, de acordo com as áreas dos cursos. Decidiu-se, ainda, que a bonificação regional não será aplicada, em conformidade com decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Notícias relacionadas

Cidades

Um tremor de terra em João Câmara, no interior do Rio Grande do Norte, foi registrado no último domingo, 29 de junho, pelo Laboratório...

Educação

As inscrições para 1.554 vagas gratuitas em cursos de graduação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começam nesta segunda-feira...

Educação

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com 1.412 vagas de estágio abertas em diversos estados do Brasil. No Rio Grande do Norte, o IEL-RN oferece 17...

Educação

A consulta do ProUni para o segundo semestre de 2025 começou nesta semana. O Ministério da Educação (MEC) anunciou mais de 211 mil bolsas...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO