Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Projetos antifraude do INSS serão prioridade, diz Hugo Motta

Projeto que prevê redução de penas para condenados pelo 8 de Janeiro será votado na Câmara. Proposta não anistia crimes e exclui líderes e financiadores.
Foto: Reprodução

Projetos antifraude do INSS serão prioridade na Câmara dos Deputados a partir desta segunda-feira (19), conforme anunciou o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A medida visa combater as recentes fraudes que atingiram aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia também:
Descontos no INSS nunca foram reavaliados, admite presidente

Em publicação nas redes sociais, Motta comunicou aos líderes partidários que pretende pautar a urgência de propostas voltadas à proteção dos beneficiários. “Esse tema, que é urgência para milhões de brasileiros, é urgência para a Câmara dos Deputados”, escreveu o parlamentar.

Pouco depois do anúncio, a Câmara divulgou a pauta da semana. Os trabalhos no plenário recomeçam na terça-feira (20), após uma semana de paralisação. O primeiro item a ser analisado é um requerimento de urgência para o projeto de lei que proíbe descontos não autorizados em benefícios do INSS.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Projeto responde a esquema que desviou R$ 6,3 bilhões

Segundo a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, o golpe no INSS desviou cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Como resultado, o governo liberou um sistema de consulta para que segurados detectem cobranças suspeitas e solicitem reembolso. Até agora, mais de 1,34 milhão de pessoas já contestaram valores.

Além disso, a oposição pressiona pela criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o caso. O pedido segue sob análise do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Nos bastidores, o movimento de Hugo Motta é interpretado como uma estratégia para evitar críticas e mostrar agilidade diante da crise. Afinal, a Câmara quer mostrar que está do lado da população, especialmente dos mais vulneráveis.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

A Prefeitura do Natal realizou, nesta segunda-feira (26), uma capacitação voltada aos servidores e servidoras da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres...

Política

Os vereadores de Natal decidiram, em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (27), manter o processo de cassação contra Brisa Bracchi (PT) na comissão processante...

Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou para 20 de março prazo para que aposentados e pensionistas contestem descontos associativos indevidos em benefícios pagos pela autarquia federal. Segundo...

Brasil

Em nota, instituto informou que atendimento presencial será interrompido nesses dias por causa de melhorias já programadas pela Dataprev, empresa pública responsável pela tecnologia...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO