A Polícia Civil, através do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) e das Delegacias Especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente de Natal (DPCA/Natal) e de Parnamirim (DPCA/Parnamirim) realizou, nesta quarta-feira (28), uma oficina lúdica sobre autoproteção e educação sexual, voltada para crianças de 8 a 11 anos. O evento aconteceu na Escola Madre Fitzbach, instituição não governamental mantida pela Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE), localizada no bairro Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal.
Durante a ação, os policiais civis promoveram uma palestra e atividades dinâmicas sobre autocuidado e proteção, reforçando a importância de que meninos e meninas aprendam, desde cedo, a reconhecer seus próprios limites e compreender que seu corpo é só deles.
O evento também contou com a apresentação e a interação com o “Semáforo do Toque”, metodologia que utiliza as cores do semáforo (verde, amarelo e vermelho) para classificar os toques, conforme o nível de segurança e consentimento. Essa ferramenta auxilia na quebra de tabus ao abordar temas sobre o corpo e a segurança de forma adequada à infância. Ela empodera crianças para reconhecerem situações de risco, entenderem que não estão sozinhas e que têm o direito de se proteger.
Como parte da atividade, as crianças receberam lancheiras com mensagens educativas sobre proteção infantil e informações sobre os canais de denúncia. Além dos policiais civis e servidores, estiveram presentes o diretor do DPGV, delegado Ricardo Eduardo, e as delegadas Marjorie Saunders (DPCA/Natal) e Jussara Araújo (DPCA/Parnamirim), que conduziram as palestras.
Operação Caminhos Seguros
A ação integra a Operação Caminhos Seguros, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em âmbito nacional, com o objetivo de prevenir e combater crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A operação também faz alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e integra a campanha estadual “RN Faz Bonito”.
