A Câmara Municipal de Natal realiza, nesta terça-feira (17), uma sessão solene em homenagem aos 30 anos de atividades ininterruptas do Projeto Seis e Meia, uma das mais longevas e reconhecidas programações culturais do Rio Grande do Norte e do Brasil. A solenidade é uma proposição do vereador Daniell Rendall e será presidida pelo vereador Eriko Jácome, presidente da Casa Legislativa.
Leia também:
Xand Avião recebe título de Cidadão Natalense durante show no São João de Natal
Criado em 1995 pelo produtor cultural William Collier, o Projeto Seis e Meia se consolidou ao longo das últimas três décadas como um espaço de valorização da música popular brasileira e de democratização do acesso à cultura, promovendo shows com artistas consagrados e talentos locais, sempre com ingressos populares e apresentações de qualidade. A primeira edição ocorreu no Teatro Alberto Maranhão e, desde então, o projeto se expandiu para outras cidades, como Mossoró, João Pessoa, Campina Grande, Recife e Maceió. Em Natal, atualmente, as apresentações acontecem no Teatro Riachuelo.
Desde 2015, o projeto é realizado em parceria com o Grupo Idearte e sob a direção-geral do jornalista e produtor cultural Amaury Veríssimo Júnior. Ao longo desses 30 anos, já foram realizados mais de 2.700 shows, com nomes como Fagner, Zeca Baleiro, Geraldo Azevedo, Alcymar Monteiro, Waldonys e Rita Ribeiro.
Além dos palcos, o Projeto Seis e Meia também ganhou novos formatos. Em 2022, foi lançado o livro Seis e Meia – A História de uma História, o último trabalho do poeta e artista visual Moacy Cirne. A obra reúne depoimentos exclusivos e momentos marcantes da trajetória do projeto. Já na TV, o programa “Projeto Seis e Meia”, exibido na TV Ponta Negra (afiliada do SBT) e no YouTube, apresenta os melhores momentos dos shows, bastidores e entrevistas conduzidas pelo artista José Neto Barbosa.
A temporada 2025 foi aberta em grande estilo com apresentações do tenor Thiago Arancam e do Rei do Forró Alcymar Monteiro, reafirmando o compromisso do Seis e Meia com a diversidade musical e a valorização da cultura brasileira.
