Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

Frente RN China é lançada com foco no camarão potiguar e promoção cultural

Foto: Elisa Elsie/Arquivo Assecom

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte instalou, nesta sexta-feira (18), a Frente Parlamentar RN China, em cerimônia que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e da cônsul-geral da China no Recife, Lan Heping. A iniciativa marca um novo momento nas relações diplomáticas, econômicas e culturais entre o estado e o país asiático.

Leia também:
Fátima Bezerra envia ofício ao Governo Federal expondo impactos das tarifas dos EUA na economia do RN

Na ocasião, Fátima Bezerra anunciou duas importantes novidades para o RN: o início das tratativas para abertura do mercado chinês ao camarão potiguar e a instalação de uma unidade do Instituto Confúcio, voltada à difusão da cultura e da língua chinesa.

China pode se tornar novo mercado para o camarão do RN

De acordo com a governadora, o diálogo com o governo chinês sobre o setor da carcinicultura está em estágio inicial e deve avançar com audiência em Brasília, que reunirá o embaixador da China no Brasil, o ministro da Agricultura, a cônsul Lan Heping e representantes do setor produtivo local.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Temos uma produção extraordinária de camarão e pescados. É hora de abrir novos mercados, especialmente diante do possível ‘tarifaço’ dos EUA”, afirmou Fátima Bezerra, em referência à política norte-americana que pode taxar em até 50% produtos brasileiros.

Instituto Confúcio será instalado no RN

A cerimônia também confirmou a vinda do Instituto Confúcio, órgão vinculado ao Ministério da Educação da China, responsável pela promoção da cultura chinesa. O Rio Grande do Norte será o terceiro estado do Nordeste a receber uma unidade — as outras estão na Bahia e em Pernambuco.

Frente Parlamentar será presidida por Kleber Rodrigues

A Frente RN China foi proposta e será presidida pelo deputado Kleber Rodrigues, com os parlamentares Neilton Diógenes (vice-presidente), Hermano Morais e Kerginaldo Jácome como membros. O grupo terá a função de estreitar os laços comerciais, institucionais, tecnológicos e culturais com a China.

“A China é líder em energias renováveis e o RN é referência nacional nessa área. Há grande potencial a ser explorado”, destacou Kleber.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A China é, desde 2021, o principal parceiro comercial do Rio Grande do Norte. Somente em 2024, as importações potiguares provenientes da China somaram mais de US$ 260 milhões, três vezes o volume vindo dos Estados Unidos, segundo maior fornecedor do estado.

Notícias relacionadas

Esportes

A seleção brasileira masculina de vôlei derrotou a Turquia por 3 sets a 1 neste sábado (19), em Chiba, no Japão. Com esse resultado,...

Rio Grande do Norte

A comercialização de serpentinas metálicas está proibida no RN. A medida passou a valer oficialmente nesta sexta-feira (18), com a publicação da Lei Nº...

Economia

As exportações do Rio Grande do Norte para os Estados Unidos registraram crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025, com destaque para os segmentos...

Justiça

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16) a Lei nº 12.258, de 15 de julho de 2025, que proíbe a utilização...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO