Uma pane elétrica atingiu todas as regiões do país na madrugada desta terça-feira (14), segundo informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O problema ocorreu às 0h32, provocando a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Leia também:
Pix automático passa a ser obrigatório no Brasil
De acordo com o ONS, a ocorrência teve início com um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná. O fogo desligou toda a estrutura de 500 kilovolts (kV) e provocou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
No momento do incidente, a Região Sul exportava aproximadamente 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
Interrupção atingiu todas as regiões
Os impactos foram registrados em todo o país:
Região Sul: perda de cerca de 1,6 mil MW;
Nordeste: interrupção de 1,9 mil MW;
Norte: queda de 1,6 mil MW;
Sudeste/Centro-Oeste: perda de 4,8 mil MW.
O ONS informou que, assim que o problema foi identificado, iniciou uma ação conjunta com os agentes do setor elétrico para restabelecer a energia.
Fornecimento foi restabelecido em até duas horas e meia
A recomposição da carga foi realizada de forma gradual e segura. Em até uma hora e meia, as regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste já estavam com o fornecimento normalizado.
A Região Sul teve o sistema totalmente restabelecido duas horas e meia após o incidente.
ONS vai investigar causas da ocorrência
O órgão informou que uma reunião com os principais agentes envolvidos está marcada para esta terça-feira (14). Outra reunião, chamada de Análise da Perturbação, deve ocorrer até a próxima sexta-feira (17), com o objetivo de apurar as causas e propor medidas preventivas.






















































