Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

TCE do RN fiscaliza aposentadorias para evitar descontos indevidos

Auditoria do TCE aponta falhas na internação socioeducativa do RN, com falta de atividades pedagógicas, problemas estruturais e baixa participação familiar.
Foto: Fachada TCE/Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) iniciou uma fiscalização preventiva nos proventos pagos aos servidores públicos aposentados por Regimes Próprios de Previdência. A medida busca evitar descontos indevidos, como os que afetaram beneficiários do INSS recentemente. A ação inclui o Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN) e outros 40 institutos municipais.

Leia também:
INSS informará aposentados sobre descontos indevidos. Saiba como

Segundo Allan Ricardo Silva de Souza, auditor responsável pela Diretoria de Controle de Pessoal e Previdência (DCP), não há, até o momento, indícios de irregularidades nos institutos estaduais e municipais. No entanto, o objetivo é agir de forma antecipada para impedir que situações semelhantes às do regime geral de previdência se repitam com os aposentados do serviço público.

O TCE já recebe mensalmente os dados das folhas de pagamento de aproximadamente 80 mil aposentados vinculados a esses regimes. Com essa base, o tribunal pode analisar os lançamentos e identificar possíveis descontos não autorizados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ação preventiva protege aposentados

Caso surjam indícios de irregularidade, o tribunal vai instaurar uma comissão de auditoria para apurar os fatos com mais profundidade. Se houver confirmação das irregularidades, o TCE do RN adotará medidas para corrigir os problemas e responsabilizar os envolvidos.

A iniciativa também segue uma recomendação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que orientou os órgãos de controle a se anteciparem a fraudes e prejuízos aos aposentados.

Aposentados que desconfiarem de descontos indevidos podem denunciar diretamente ao TCE. As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria, por meio do e-mail ouvidoria@tce.rn.gov.br, pelos telefones 0800-281-1935 ou 3642-7220, ou pessoalmente na sede do Tribunal, localizada na Av. Getúlio Vargas, 690, andar térreo, Natal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Emprego

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) publicou o edital do novo concurso público para o preenchimento de cargos...

Polícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois motoristas por embriaguez ao volante no dia 25 de dezembro, durante fiscalizações nas rodovias federais do Rio...

Polícia

A Justiça do Rio Grande do Norte liberou a licitação das tornozeleiras eletrônicas no RN e determinou a retomada imediata do pregão eletrônico. A...

Justiça

A AGU cobra ao INSS mais uma vez na tentativa de recuperar recursos públicos desviados de aposentadorias e pensões. A Advocacia-Geral da União informou...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO