Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

MPF condena 18 pessoas por contrabando internacional no RN

MPF obtém condenação de 18 integrantes de organização criminosa que contrabandeava cigarros e eletrônicos pelo RN com destino a outros estados.
Foto: Polícia Federal

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de 18 integrantes de uma organização criminosa transnacional armada envolvida no contrabando internacional e interestadual de cigarros, roupas e eletrônicos. O grupo atuava a partir do Rio Grande do Norte, com cargas vindas do Paraguai e do Suriname, e distribuía os produtos principalmente para o estado de São Paulo.

Leia também:
Operação Uiraçu: PF cumpre mandado de busca e apreensão no interior do RN

As investigações comprovaram a existência de uma estrutura criminosa estável e organizada, com transporte marítimo e movimentações financeiras injustificadas. Apenas entre 2018 e 2019, o grupo movimentou cerca de R$ 185 milhões.

A sentença da 8ª Vara da Justiça Federal no RN destacou que a organização era composta por três núcleos:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • Frete: responsável pelas operações internacionais e fluxo de capitais;

  • Transbordo: cuidava do armazenamento e escoamento das cargas no RN, com proteção armada de policiais civis;

  • Destino: controlava o comando e o financiamento do esquema, sediado em São Paulo.

Operação Falsos Heróis desarticulou o esquema

A investigação teve início após apreensões em Mossoró, Areia Branca, Porto do Mangue e Macau, entre 2018 e 2019. A partir da Operação Falsos Heróis, deflagrada em 2020, foram cumpridos mandados de prisão e busca, resultando na apreensão de R$ 2,4 milhões em espécie, além de joias e veículos.

A Justiça reconheceu que a atuação da organização criminosa ficou “inequivocamente demonstrada” nos autos, com divisão de tarefas, estabilidade e profissionalismo nas práticas de contrabando.

Os 18 condenados responderam pelo crime de organização criminosa, com penas de até seis anos de reclusão e multa, de acordo com a participação de cada um no esquema. Cabe recurso da decisão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informa que representou pela prisão preventiva de um homem, de 54 anos, suspeito de tentar matar...

Cidades

Uma forte ventania provocou um incidente inusitado na cidade de Assú, interior do Rio Grande do Norte. O vento derrubou a estrutura de uma...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Desmascarados, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e...

Rio Grande do Norte

O Governo Federal reconheceu, nesta quinta-feira (23), a situação de emergência no Rio Grande do Norte devido à estiagem prolongada. A medida, publicada no...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO