Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Solidariedade expulsa advogado que ofendeu Moraes e Barroso em julgamento no STF

Foto: Divulgação

O advogado Hery Kattwinkel Júnior, que defendeu o segundo réu do julgamento dos atos golpistas de 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal (STF), foi expulso do partido Solidariedade na noite de quinta-feira (14). A decisão foi tomada após o advogado disparar ofensas contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Leia as últimas notícias no portal Ponta Negra News

“A direção municipal do Solidariedade em Votuporanga-SP não compactua com a postura do profissional em atacar a Suprema Corte. Deliberamos pela expulsão do membro, reiterando o nosso respeito às leis brasileiras, nosso compromisso com a Democracia e o respeito às instituições públicas brasileiras”, disse o Solidariedade, em nota.

Kattwinkel Júnior estava fazendo a defesa de Thiago de Assis Mathar, acusado de participar da depredação dos prédios dos Três Poderes em Brasília, quando criticou a conduta de Moraes. O advogado afirmou que o ministro “inverte o papel de julgador” e “passa de julgador a acusador”. “É um misto de raiva com rancor quando se fala dos patriotas”, disse.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Logo depois, Kattwinkel Júnior usou uma informação falsa creditada a Barroso para defender o cliente, dizendo que o ministro teria afirmado que “a eleição não se ganha, se toma”. Barroso desmentiu a fala, informando que a frase foi dita pelo senador Messias de Jesus, em 2021, que, na época, citou a manipulação das eleições feitas com voto impresso.

A atitude do advogado foi criticada por Moraes, que classificou a defesa como um “discurso de ódio para postar nas redes sociais”. O ministro ainda comentou sobre o despreparo de Kattwinkel Júnior, que, durante a sustentação oral, confundiu o livro “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel (1469-1527), com o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944).

“O réu aguarda que seu advogado venha aqui defender tecnicamente, mas o advogado não analisou nada, não analisou associação criminosa, dano, porque o advogado preparou um discursinho para postar em redes sociais. É muito triste, e só não seria mais triste ou é mais triste, porque ainda confundiu ‘O Príncipe’ de Maquiavel com ‘O Pequeno Príncipe’ de Antoine de Saint-Exupéry que são obras que não tem absolutamente nada a ver”, disse Moraes.

*Com informações do SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Direitos Humanos

A Prefeitura do Natal recebeu, nessa sexta-feira (23), parte das doações arrecadadas por meio da ação solidária vinculada ao evento Vem Pro Baldinho na...

Cidades

Duas residências desabaram no bairro Passagem de Areia, em Parnamirim, na Grande Natal, após as fortes chuvas registradas nas últimas horas. Como consequência, o...

Cultura

O Natal em Natal confirmou seu sucesso no segundo dia de programação, realizado na noite de 26 de dezembro, na Nova Ponta Negra. Desde...

Política

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou votação da Câmara dos Deputados que havia rejeitado a cassação da deputada Carla...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO