O primeiro bebê da Europa concebido por um casal formado por duas mulheres nasceu, na segunda-feira (30), na maternidade do Hospital Juaneda Miramar, localizado em Maiorca, na Espanha. O menino se chama Derek e veio ao mundo com 3,3 kg e boas condições de saúde.
A gestação ocorreu graças ao sistema INVOcell, exclusivo da Unidade de Medicina Reprodutiva do hospital. Derek é filho de Azahara, 27 anos, e Estefanía, de 30 anos. Em vídeo publicado no perfil do hospital no Instagram, elas expressam satisfação e alegria por, juntas, terem concebido Derek.
Ver essa foto no Instagram
“Trata-se de um dispositivo que funciona como uma pequena incubadora. Ele é colocado logo abaixo do corpo uterino de uma das mulheres durante os primeiros dias de desenvolvimento do embrião”, diz, em nota, o hospital.
É um processo diferente do que ocorre nos laboratórios de fertilização in vitro. No sistema INVOcell, o dispositivo é colocado sob o colo do útero de uma das duas mulheres. Dessa maneira, acontece o desenvolvimento do embrião ao longo dos primeiros dias no corpo, ao invés de ser in vitro.
Passada essa fase, o dispositivo é extraído e colocado no útero, onde será desenvolvido por completo. Para a concepção do bebê, Azahara recebeu o dispositivo que possibilitou o começo do desenvolvimento do embrião. Em seguida, foi extraído com o embrião e transferido para o útero Estefanía, que carregou Derek por quase nove meses.
SBT Nordeste