Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Eleições

Mais da metade dos deputados federais vão tentar reeleição para a Câmara

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Por: SBT News
Dos 513 deputados federais em exercício, até agora, 60,40% vão tentar a reeleição nas eleições de outubro. Como os partidos têm até 15 de agosto, como data limite, para pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro das candidaturas, esse número tende a aumentar nos próximos dias. Até a última quinta-feira (11), já constavam na plataforma da Corte Eleitoral, 310 deputados federais como candidatos à reeleição. O levantamento preliminar foi feito pela Contatos Assessoria Política, e indica que o índice de recandidaturas tende a ser um dos maiores das últimas seis eleições.

Até 11/08/2022 310 já constavam na plataforma do TSE | Reprodução

A estimativa é de que haverá no pleito de outubro mais candidatos à reeleição para a Câmara dos Deputados do que na eleição anterior, 404, ficando em torno da média das últimas seis eleições, que foi de 416. Isso pode ocorrer porque, das 203 candidaturas faltantes, muitos partidos ainda não formalizaram os pedidos de homologação de seus candidatos à reeleição. O MDB e o PP são exemplos de legendas que possuem ainda um baixo registro de candidaturas.

Recandidaturas

Até o momento, os estados do Nordeste foram os que mais registraram candidaturas. Maranhão lidera com o registro de 94,44% de pretendentes à reeleição para a Câmara. São Paulo, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte completam a lista dos estados com maior índice de recandidaturas.

Na contagem partidária, Rede, PCdoB, Cidadania, Avante e PSDB foram os partidos que registraram mais recandidaturas proporcionalmente às bancadas em exercício do mandato na Câmara.

Como critério, o levantamento da Contatos Assessoria Política considera candidato à reeleição apenas os deputados federais em exercício do mandato no momento do pleito, independentemente de serem titulares, suplentes ou efetivados durante a legislatura. Já a Câmara dos Deputados, que também divulga a relação de recandidaturas, considera também os suplentes que assumiram o mandato em algum momento da legislatura.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Renovação

O histórico de renovação das cadeiras da Câmara mostra que os parlamentares que disputam a reeleição acabam tendo mais sucesso que outros que estão de fora. De 1990 para cá, o índice de reeleição nunca ficou abaixo dos 50%.
Ranking

Até agora, o Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, alcança o maior número de deputados federais que vão tentar continuar no parlamento nos próximos anos. Dos 77 parlamentares da bancada do PL na Câmara, 53 serão candidatos.

Na sequência, vem o Partido dos Trabalhadores (PT), do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Da bancada de 56 deputados petistas na Câmara Federal, 40 até o momento já registraram a cadidatura no TSE.

O terceiro lugar na lista é ocupado pelo União Brasil, que nasceu da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL), que elegeu Bolsonaro em 2018. Dos 51 deputados da bancada do União na Câmara, 33 já fizeram o registro na Corte Eleitoral.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social iniciaram um mutirão para fazer perícias por telemedicina no Rio Grande do...

Tecnologia

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por meio do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (CTIR Gov), emitiu alerta sobre aumento...

Cidades

Os amantes da astronomia podem comemorar. Depois do eclipse solar e da passagem do Cometa do Diabo, a Terra irá presenciar o fenômeno chamado...

Economia

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (23) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO