Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira

Governo prorroga até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos no INSS.
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (16). A paralisação foi decidida no último sábado (13), e os trabalhadores pedem recomposição de perdas salariais e melhores condições de trabalho.

Leia também:
Fies: MEC prorroga prazo para convocação das vagas remanescentes

Ao todo, são 19 mil servidores ativos no INSS, sendo 15 mil técnicos — responsáveis pela maioria dos serviços da instituição — e 4 mil analistas. Metade dos servidores ainda estão no trabalho remoto. A greve não atinge a perícia médica.

A paralisação foi aprovada em plenária nacional convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), que já havia notificado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos sobre a possibilidade de greve.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Com a paralisação, os cidadãos podem utilizar plataforma Meu INSS e pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Mais de 100 serviços, como requerimento, cumprimento de exigência e solicitação de auxílio-doença podem ser resolvidos por esses canais.

Já os processos de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), análise de recursos e revisões serão afetados pela mobilização.

Com informações do SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social José Carlos Oliveira e ao menos dois parlamentares são investigados por suposto envolvimento na cobrança ilegal de mensalidades associativas de milhões...

Brasil

A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (13), o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto. A prisão se...

Economia

O governo federal prorrogou por mais três meses o prazo para contestar descontos indevidos no INSS. Agora, aposentados e pensionistas têm até 14 de...

Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal (Caixa) firmaram um Termo de Compromisso para suspender a comercialização do seguro...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO