Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Justiça determina remoção de perfil falso que se passava por integrante do MPRN

Justiça determina remoção de perfil falso no Instagram que se passava por integrante do MPRN. Réu é proibido de criar novas contas e pode pagar multa.
Foto: nensuria/Freepik

A Vara Única da Comarca de Monte Alegre determinou a remoção imediata de um perfil falso no Instagram que se apresentava indevidamente como integrante do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A decisão liminar foi proferida pelo juiz José Ronivon Beija-Mim de Lima em Ação Civil Pública movida pelo próprio MPRN.

Leia também:
Homem é preso em laboratório clandestino de anabolizantes em Natal

De acordo com a decisão, o responsável pela conta foi identificado após investigações técnicas e requisições feitas a empresas de telefonia e provedores de internet. O perfil utilizava a identidade de um suposto promotor de Justiça e fazia referência ao Tribunal de Justiça do RN (TJRN), o que poderia induzir terceiros ao erro e comprometer a imagem institucional dos órgãos.

Durante as apurações, o réu também foi associado a outra página usada para divulgar conteúdos ofensivos e misóginos, além de publicações que atacavam a credibilidade de instituições públicas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A liberdade de expressão não pode ser invocada como subterfúgio para a prática de crimes ou para a difusão de ataques a instituições, sobretudo quando o agente se vale de perfil falso para tanto”, destacou o magistrado na decisão.

A decisão judicial determina que o Instagram remova integralmente o perfil no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. O réu também está proibido de criar novas contas que se identifiquem falsamente como membros do MPRN, sob multa de R$ 10 mil por cada nova infração.

A medida busca preservar a integridade e a imagem do Ministério Público potiguar diante da disseminação de perfis falsos e de informações enganosas nas redes sociais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou a adoção de medidas de controle eletrônico de jornada de trabalho por parte da...

Esportes

A Justiça do Rio de Janeiro absolveu todos os réus no processo sobre o incêndio no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo,...

Justiça

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta terça-feira (21) sua transferência para a Segunda Turma da Corte. Atualmente, ele integra...

Polícia

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO